Obter apoio tributário e fiscal no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIFAL-MG
“Auxílio IRPF”, “Ajuda Fiscal”
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) presta suporte e atendimento gratuito a pessoas físicas, micro e pequenas empresas, MEI e afins, não substituindo os escritórios de contabilidade, com:
- Orientações sobre Declaração do Imposto de Renda (Pessoa Física)
- Declaração Simplificada de Imposto de Renda (Pessoa física)
- Situação e emissão de 2ª via do CPF
- Consulta cadastral e fiscal de Pessoa Física/Jurídica perante a RFB
- Agendamento de serviços junto à RFB
- Entre outros.
Pessoas Físicas ou Jurídicas que necessitem de apoio em questões contábeis ou fiscais, sendo que o NAF UNIFAL-MG fará preenchimento apenas no caso de enquadramento nas regras abaixo:
1 – Estar dentro do prazo e em dia com a Receita Federal;
2 – Ter tido rendimento máximo de R$40.000,00 com até 2 CNPJs;
3 – Ter no máximo 2 investimentos em renda fixa;
4 – Não ter investimentos em renda variável;
5 – Declaração simplificada;
6 – Sem doações feitas ou recebidas no ano.
1. Receber atendimento no NAF
O interessado em obter apoio do NAF deve comparecer pessoalmente às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, na sala B209 do Campus Varginha da UNIFAL-MG, agendar atendimento ou enviar diretamente sua dúvida para o e-mail naf@unifal-mg.edu.br.
O ideal é fazer presencialmente para utilização da declaração pré preenchida no GOV.BR, assim terá prioridade no recebimento da restituição.
Canais de prestação |
E-mail: naf@unifal-mg.edu.br Presencial: Av. Celina Ferreira Ottoni, no 4000 – sala B209 – Padre Vitor – Varginha/MG às terças e quintas, das 14h às 16h Tempo estimado de espera: Até 60 minuto(s) |
Documentação |
Documentação em comum para todos os casos
Para a declaração de imposto de renda pessoa física, o interessado deverá estar munido dos seguintes documentos:
|
Tempo de duração da etapa |
Entre 1 e 10 dia(s) útil(eis) |
Quanto tempo leva?
Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Em caso de férias escolares, feriados e recessos, o tempo de resposta pode ser excedido até o retorno das atividades acadêmicas.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
https://www.facebook.com/nafunifalvga
https://www.instagram.com/naf.unifal/
E-mail: naf@unifal-mg.edu.br
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL- O-411-A – Centro –Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.