Obter laudos anatomopatológicos de biópsias de lesões bucais fornecidas pelo Laboratório de Anatomopatologia Bucal da UNIFAL-MG

Fornecer laudos anatomopatológicos de biópsias de lesões bucais enviadas para o Laboratório de Patologia da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL- MG.

Obs. O serviço está disponível durante todo o período letivo e parcialmente durante as férias. Casos urgentes podem ser encaminhados para laboratórios particulares ou de outras universidades, conforme decisão do solicitante.

Clínicas do curso de odontologia da UNIFAL-MG.

Cirurgiões-dentistas da rede pública e particulares.

1. Entregar biópsia no Laboratório

Entrega da biópsia devidamente fixada em solução formalina a 10% e da ficha de requisição do exame anatomopatológico, presencial ou via Correios.

Canais de prestação

Postal:  Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

              Laboratório de Anatomopatologia Bucal

              Departamento de Patologia e Parasitologia

              Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio E, Sala 205 – Centro, CEP 37130-001 – Alfenas – MG

Presencial: Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

                     Laboratório de Anatomopatologia Bucal

                     Departamento de Patologia e Parasitologia

                     Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio E, Sala 205 – Centro – Alfenas – MG

                     Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7 às 11h e das 13 às 17h.

             Tempo estimado de espera: Até 15 minuto(s)

Documentação

Documentação em comum para todos os casos

Ficha de requisição de exame anatomopatológico com:

  • Dados do paciente: nome completo, endereço completo, data de nascimento, gênero, cor. Numero do SUS (se houver).
  • Dados do requisitante: nome completo, endereço completo com telefone e e-mail.
  • Dados completos da doenças/lesão
  • Hipóteses diagnósticas
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato 

2. Receber diagnóstico da lesão

Será realizado o diagnóstico da lesão com processamento tecidual, confecção de lâminas, análise microscópica e emissão de laudo diagnóstico, que será enviado ao solicitante.

Canais de prestação

E-mail: patologia.bucal@unifal-mg.edu.br, sendo que o laudo é enviado diretamente para o e-mail informado pelo profissional requisitante.

Tempo de duração da etapa
Entre 7 e 21 dia(s) útil(eis)

Quanto tempo leva?

Até 15 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Informações adicionais ao tempo estimado

Serviço realizado em até 15 dias quando não há necessidade de exames complementares e consultorias.

 

Este serviço é gratuito para o cidadão.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Telefone: (35) 3701-9563
E-mail: patologia.bucal@unifal-mg.edu.br

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O-411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal- mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.