Realizar Consultas, Exames e Cirurgias na Clínica de Especialidades Médicas da UNIFAL-MG

 

“Clínica da Medicina UNIFAL”, “Clínica de Especialidades UNIFAL” , “CEM”

Serviços médico ambulatorial (consultas), exames e cirurgias realizados na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Atendimento médico ambulatorial (consultas) nas áreas:

  • Cardiologia
  • Cirurgia geral
  • Cirurgia vascular
  • Climatério
  • Clínica geral
  • Dermatologia
  • Dor Crônica
  • Gastroenterologia (aparelho digestivo)
  • Ginecologia geral
  • Hebiatria
  • Hematologia
  • Patologia do Trato Genital Inferior
  • Pediatria
  • Pediatria de Alto Risco
  • Planejamento Familiar
  • Pneumologia
  • Pré-natal de Baixo Risco
  • Pré-Natal patológico
  • Psiquiatria
  • Mastologia
  • Nefrologia
  • Neurocirurgia
  • Neurologia
  • Oftalmologia
  • Ortopedia
  • Reumatologia
  • Saúde do Idoso
  • Urologia

Exames de:

  • Eletrocardiograma
  • Espirometria
  • Ultrassonografia geral
  • Ultrassonografia ginecológica
  • Ultrassonografia ocular
  • Ultrassonografia vascular

E/ou realizações de cirurgias na área de Cirurgia ambulatorial.

As atividades na clínica são acompanhadas pelos médicos professores e desenvolvidas por alunos do quarto, quinto e sexto anos, e do primeiro ao quinto ano da residência médica, além de pós-graduandos.

Local de atendimento: Avenida Jovino Fernandes Sales, 2600 – Prédio J – Bairro: Santa Clara – Alfenas – MG

Dias de funcionamento: Segunda a Sexta-feira

Horários: 07:00 às 17:00

Telefones: (35) 3701-1990 e (35) 99135-0276 (somente ligação)

E-mail: cem@unifal-mg.edu.br

Página eletrônica: http://www.unifal-mg.edu.br/faculdadedemedicina

Pacientes referenciados das unidades básicas de saúde municipal e CISLAGOS.

A pessoa deve possuir encaminhamento médico para consulta especializada, cartão municipal do SUS e Cartão Nacional do SUS.

1. Agendar consulta com especialista
Para realizar o agendamento da consulta com especialista, o paciente deve ir até a Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório de referência e passar pelo médico geral. No caso de encaminhamento para especialista, a unidade de saúde fará o agendamento da consulta especializada na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) por telefone ou e-mail. Via CISLAGOS a consulta é agendada pela secretaria de saúde do município.

Canais de prestação para Unidades de saúde municipal realizar o agendamento

E-mail: cem@unifal-mg.edu.br

Telefones: (35) 3701-1990  e (35) 99153-0176 

 

Documentação

Documentação em comum para todos os casos

  • Encaminhamento para especialista.

Tempo de duração da etapa

Não estimado ainda

2. Consultar-se com especialista

Comparecer na Clínica de Especialidade Médicas (CEM) para consulta com especialista agendada.

Canais de prestação:

Presencial: Clínica de Especialidades Médicas (CEM)

                      Avenida Jovino Fernandes Sales, 2600 – Prédio J. Bairro: Santa Clara – Alfenas – MG

    Tempo estimado de espera: até 40 minutos

 

Documentação

Documentação em comum para todos os casos

  • Encaminhamento médico para a consulta especializada
  • Cartão Municipal do SUS
  • Cartão Nacional do SUS

Tempo de duração da etapa

Entre 1 e 4 hora(s)

Quanto tempo leva?
Entre 1 e 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

 

Este serviço é gratuito para o cidadão.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Telefones: (35) 3701-1990 e (35) 99135-0276 (somente ligação)

E-mail: cem@unifal-mg.edu.br

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU.
Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O-411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal Fala.BR, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.