Realizar exames laboratoriais no LACEN da UNIFAL-MG
“Laboratório Central”, “Laboratório da UNIFAL”, “LACEN”, “Exames laboratoriais”
Realiza exames laboratoriais nas áreas de bioquímica, uroanálise, citologia, parasitologia, micologia, microbiologia e imunologia.
Realiza coletas domiciliares, para atendimento de pacientes acamados, toda segunda-feira do mês, das 7 às 9H.
Endereço para realização do serviço:
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Alfenas/MG CEP: 37130-001
Acesso pelo portão de entrada em frente a escola Judith Viana
Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 17h.
Telefone: (35) 3701-9500
E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br
Site: http://www.unifal-mg.edu.br/lacen/
População de Alfenas e região, bem como conveniados do SUS, particulares e pacientes de hospitais vizinhos.
É necessário ter uma solicitação por um profissional da área da saúde.
1. Coletar o material biológico (ex.: sangue, urina, fezes, etc.)
Para que seja realizada a coleta do material biológico referente ao exame solicitado, o paciente deve se apresentar à recepção do LACEN, das 7 às 9h, de segunda a sexta-feira, com os documentos em mãos, e aguardar o atendimento de realização do exame. Ao finalizar a coleta de material biológico o paciente se dirigirá à recepção do LACEN para retirar o protocolo do resultado do exame e escolher como deseja retirar: presencialmente ou via e-mail.
O agendamento da coleta presencial é opcional.
Canais de prestação |
Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Alfenas/MG CEP: 37130-001 Acesso pelo portão de entrada em frente a escola Judith Viana De segunda a sexta-feira, das 7 às 9h. Tempo estimado de espera: Entre 10 e 30 minutos
Agendamento de coleta presencial ou domiciliar E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br – para agendamento de coleta presencial (opcional) ou domiciliar de pacientes acamados. Telefone: (35) 3701-9500 – para agendamento de coleta presencial (opcional) ou domiciliar de pacientes acamados. |
Documentação |
Documentação em comum para todos os casos
Para convênios
Para atendimentos pelo convênio SUS
Para atendimentos particulares
|
Custos |
SUS e Convênios – O custo é coberto pelo SUS ou Convênio. Para particulares – Cada exame laboratorial tem um custo específico. Consultar na recepção ou através dos canais de comunicação 3701-9500 ou e-mail lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br. |
Tempo de duração da etapa |
Não estimado ainda |
2. Obter o resultado do exame
Retirar ou receber o resultado do exame realizado.
Canais de Prestação |
E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Alfenas/MG CEP: 37130-001 Acesso pelo portão de entrada em frente a escola Judith Viana Horário: Segunda a Sexta-feira das 10 às 17h. Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s) |
Documentação |
Apresentar o protocolo de atendimento ou documento de identificação com foto do paciente. |
Tempo de duração da etapa |
Não estimado ainda |
Quanto tempo leva?
Entre 1 e 7 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Para a coleta o atendimento é imediato, no entanto os resultados dos exames de rotina realizados no LACEN o prazo máximo é de 5 dias úteis. Para exames de diagnósticos específicos e realizados no laboratório de apoio o prazo varia conforme a complexidade do exame.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Telefone: (35) 3701-9500 (recepção) e 3701-9535 (administração)
E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br (recepção) e lcac@unifal-mg.edu.br (administração)
Site: http://www.unifal-mg.edu.br/lacen/
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU – Fala.BR. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O- 411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
No caso de pacientes acamados que não tem possibilidade de se locomover até o laboratório, o LACEN realiza o atendimento de coleta domiciliar, que deve ser agendado previamente na recepção, por e-mail ou por telefone. Esse atendimento é realizado às segundas e quartas-feiras.