Realizar exames laboratoriais no LACEN da UNIFAL-MG

 

“Laboratório Central”, “Laboratório da UNIFAL”, “LACEN”, “Exames laboratoriais”

Realiza exames laboratoriais nas áreas de bioquímica, uroanálise, citologia, parasitologia, micologia, microbiologia e imunologia.

Realiza coletas domiciliares, para atendimento de pacientes acamados, toda segunda-feira do mês, das 7 às 9H.

Endereço para realização do serviço:

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Alfenas/MG CEP: 37130-001

Acesso pelo portão de entrada em frente a escola Judith Viana

Horário: Segunda a Sexta-feira das 7 às 17h.

Telefone: (35) 3701-9500

E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br

Site: http://www.unifal-mg.edu.br/lacen/

População de Alfenas e região, bem como conveniados do SUS, particulares e pacientes de hospitais vizinhos.
É necessário ter uma solicitação por um profissional da área da saúde.

1. Coletar o material biológico (ex.: sangue, urina, fezes, etc.)

Para que seja realizada a coleta do material biológico referente ao exame solicitado, o paciente deve se apresentar à recepção do LACEN, das 7 às 9h, de segunda a sexta-feira, com os documentos em mãos, e aguardar o atendimento de realização do exame. Ao finalizar a coleta de material biológico o paciente se dirigirá à recepção do LACEN para retirar o protocolo do resultado do exame e escolher como deseja retirar: presencialmente ou via e-mail.
O agendamento da coleta presencial é opcional.

Canais de prestação

Presencial:

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Alfenas/MG CEP: 37130-001

Acesso pelo portão de entrada em frente a escola Judith Viana

De segunda a sexta-feira, das 7 às 9h.

Tempo estimado de espera:  Entre 10 e 30 minutos

 

Agendamento de coleta presencial ou domiciliar

E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br – para agendamento de coleta presencial (opcional) ou domiciliar de pacientes acamados.

Telefone: (35) 3701-9500 – para agendamento de coleta presencial (opcional) ou domiciliar de pacientes acamados.

Documentação

Documentação em comum para todos os casos

  • Guia do pedido de exames solicitados pelo médico ou por outro profissional da saúde (ex.: dentista, nutricionista, etc.).

Para convênios

  • Documento de identificação com foto.

Para atendimentos pelo convênio SUS

  • Guia do pedido de exame deve conter a autorização do SUS, que pode ser retirada na recepção do LACEN das 10 às 17h, apresentando o pedido dos exames solicitados pelo médico e o cartão municipal do SUS de Alfenas.  Também pode ser autorizado no CIAST (Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho) da UNIFAL- MG ou no PSF do bairro onde reside o paciente.

Para atendimentos particulares

  • CPF (para geração de cobrança via Guia de Recolhimento da União – GRU) ou pagamento via PIX.
Custos

SUS e Convênios – O custo é coberto pelo SUS ou Convênio.

Para particulares – Cada exame laboratorial tem um custo específico. Consultar na recepção ou através dos canais de comunicação 3701-9500 ou e-mail lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br.

Tempo de duração da etapa

Não estimado ainda

2. Obter o resultado do exame

Retirar ou receber o resultado do exame realizado.

Canais de Prestação

E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br

Presencial:   Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Alfenas/MG CEP: 37130-001

                       Acesso pelo portão de entrada em frente a escola Judith Viana

                       Horário: Segunda a Sexta-feira das 10 às 17h.

      Tempo estimado de espera: Até 10 minuto(s)

Documentação

  • Para a retirada dos resultados dos exames presencialmente:

            Apresentar o protocolo de atendimento ou documento de identificação com foto do paciente.

Tempo de duração da etapa

Não estimado ainda

Quanto tempo leva?

Entre 1 e 7 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Informações adicionais ao tempo estimado

Para a coleta o atendimento é imediato, no entanto os resultados dos exames de rotina realizados no LACEN o prazo máximo é de 5 dias úteis. Para exames de diagnósticos específicos e realizados no laboratório de apoio o prazo varia conforme a complexidade do exame.

 

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Telefone: (35) 3701-9500 (recepção) e 3701-9535 (administração)

E-mail: lacen.recepcao@unifal-mg.edu.br (recepção) e lcac@unifal-mg.edu.br (administração)

Site: http://www.unifal-mg.edu.br/lacen/

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU – Fala.BR. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O- 411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.

 

Legislação

 

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

No caso de pacientes acamados que não tem possibilidade de se locomover até o laboratório, o LACEN realiza o atendimento de coleta domiciliar, que deve ser agendado previamente na recepção, por e-mail ou por telefone. Esse atendimento é realizado às segundas e quartas-feiras.