Receber e Identificar Carcaças (Exemplares Mortos) de Animais Anfíbios, Repteis, Aves e Mamíferos na UNIFAL-MG
A Coleção Herpetológica Alfred Russel Wallace (CHARW) do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) recebe, identifica e dá destino a carcaças de animais anfíbios, répteis, aves e mamíferos encontrados mortos (resultantes de atropelamentos, por exemplo) e trazidos por terceiros ou por agentes públicos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais. Esses animais são congelados e posteriormente preparados para atividades de ensino e pesquisas científicas.
Qualquer pessoa da comunidade, sendo necessário que o material esteja acompanhado do boletim de ocorrência.
Agentes públicos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais.
1. Entregar a carcaça de animais anfíbios, répteis, aves ou mamíferos encontrados mortos.
O interessado deve trazer até a UNIFAL-MG a carcaça do animal morto, pois a universidade não dispõe de meios para coletar.
Na entrega será preenchido e assinado um termo de doação à UNIFAL-MG com dados pessoais (nome completo, endereço, e-mail e telefone).
Canais de prestação |
Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, sala U-002 (embaixo do Biotério Central), das 8 às 11 e das 13 às 17h, de segunda à sexta-feira. |
Tempo estimado de espera: Até 30 (trinta) minutos |
Documentação |
Cidadão comum – deve apresentar cópia do boletim de ocorrência com as circunstâncias do encontro do animal (local, data e hora). |
Tempo de duração da etapa |
Entre 15 a 60 minutos |
2. Receber uma cópia do termo assinado com a identificação taxonômica da carcaça entregue
Caso seja possível identificar imediatamente a carcaça do animal, a cópia do termo é entregue no momento da assinatura.
Caso não seja possível identificar, em virtude das condições do material, o termo será encaminhado ao contato do fornecedor assim que possível.
Canais de prestação |
E-mail: vinicius.silva@unifal-mg.edu.br Presencial: Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, sala U-002 (embaixo do Biotério Central), das 8 às 11 e das 13 às 17h, de segunda à sexta-feira. Tempo estimado de espera: Até 30 minutos |
Quanto tempo leva?
Entre 15 e 60 minuto(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Em caso de carcaças que não possam ser identificadas de imediato, essa identificação será realizada em até 5 dias úteis.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Telefone: (35)3701-9066
E-mail: vinicius.silva@unifal-mg.edu.br
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU e podem ser visualizadas as respostas caso o(a) manifestante tenha se identificado. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Sala AL-O-411-A – Centro – Alfenas) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br).
Legislação
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial em instalações salubres, seguras e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Em caso de pessoas com mobilidade reduzida, o atendimento será realizado em local combinado por telefone.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.