Visitar o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL (MMP)

O prédio do Museu de Memória e Patrimônio (MMP) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) divide atualmente o seu espaço com o Museu de História Natural, o Espaço Ciências e o Centro de Documentação da UNIFAL-MG.

Neste prédio estão localizadas exposições permanentes como: Recortes da EFOA a UNIFAL-MG, História Natural e a Macrocélula, exposições itinerantes e temporárias, além de uma sala de aula onde ocorrem oficinas e cursos diversos.

As visitas do público em geral ocorrem no primeiro final de semana de cada mês. No sábado das 18 às 21h junto ao projeto “Uma noite no Museu” e no domingo das 9 às 12h junto ao projeto “O Museu e a Feira”. As atividades do final de semana serão divulgadas com uma semana de antecedência nas redes sociais do Museu.

Escolas e pequenos grupos podem agendar visitas durante a semana de acordo com a agenda de exposições e oficinas diretamente através do WhatsApp do museu. O tempo da visitação varia dependendo do número de espaços agendados e faixa etária do grupo, sendo que todas as visitas são guiadas por monitores previamente treinados. A programação para estas visitas será combinada durante o contato para agendamento, diretamente com o responsável pelo grupo, e de acordo com a disponibilidade do museu.

Escolas também podem agendar visitas com o objetivo de oferecer aulas dinâmicas, abordando temas com enfoques personalizados utilizando os espaços museais.

Contatos:
Telefone e whatssap: (35) 99153-0525
Email: mmp@unifal-mg.edu.br
Instagram: museumemoriapatrimoniounifalmg
Facebook: museu da memória e patrimônio

População, profissionais da educação, professores, diretores, coordenadores, estudantes universitários em estágio docente.

As visitas agendadas são para maiores de 4 anos e precisa ser acompanhada de responsáveis.

1. Agendar a visita ao Museu

Fazer o agendamento por e-mail ou WhatsApp para visitar o Museu de Memória e Patrimônio.

Os grupos podem ser de 10 a 80 pessoas dependendo das atividades agendadas, sendo no máximo 20 pessoas por espaço ou atividade agendada.

Canais de prestação

E-mail: mmp@unifal-mg.edu.br

WhatsApp: (35) 99153-0525 

Tempo de duração da etapa

Atendimento imediato dependendo da demanda

2. Realizar a visita

Visitar os espaços das exposições permanentes e/ou itinerantes. Participação em palestras, cursos e oficinas.

Canais de prestação

Presencial: Praça Dr. Emílio Silveira, 14, Alfenas – MG

     Tempo estimado de espera: até 15 minuto(s)

Documentação
  • O responsável pelo grupo, após o agendamento da visita, precisa enviar por e-mail o formulário preenchido e assinado para confirmação da mesma.
  • No dia da visitação não serão recebidos grupos sem pelo menos um responsável por espaço agendado.
  • Atrasos podem comprometer a visita e por esta razão solicitamos pontualidade.
  • Somente serão atendidos grupos com até 15 min de atraso. 
Tempo de duração
Entre 1 e 4 hora(s) sendo 1h por espaço ou atividade agendada.

 

Quanto tempo leva para organizar a visita?

O tempo entre o agendamento da visita e a realização da mesma é variável de acordo com a demanda de cada mês.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  •  Cortesia;
  •  Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  •  Eficiência;
  • Segurança; e
  •  Ética.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

E-mail: mmp@unifal-mg.edu.br

Telefone/WhatsApp: (35) 99153-0525

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O-411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas e adequadas ao serviço e ao atendimento.

O Museu está instalado em um prédio antigo e existem algumas dificuldades para atendimento de alguns casos de necessidade especial devido a infraestrutura do local não estar completamente adaptada e não possuir elevador (favor consultar previamente).

Agendamento com interprete de libras pode ser verificado de acordo com a disponibilidade.

Informamos que o Museu não conta com espaço para lanche escolar.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.