PROJETO DE PESQUISA
No Final do primeiro semestre letivo o discente deverá encaminhar ao colegiado do PPGEAB o Projeto de Pesquisa, segundo o Capítulo – Do Projeto de Dissertação das Normas Acadêmicas do PPGEAB (https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeab/normas-academicas/)
Esse projeto deverá ser protocolado via SEI juntamente com a carta de encaminhamento do projeto (Encaminhamento do resumo do projeto) e a DECLARAÇÃO DE PESQUISA COM ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM), mesmo não realizando pesquisas com organismos geneticamente modificados (Declaração). Para mais informações: http://www.unifal-mg.edu.br/cibio/
♦ Toda documentação deve ser assinadas eletronicamente pelo orientador no GOV.BR https://www.gov.br/pt-br
♦ Encaminhar ao protocolo por e-mail: protarq@unifal-mg.edu.br todas a documentação citada acima para abertura do seu processo, aos cuidados do PPGEAB.
ESCRITA DA DISSERTAÇÃO
A critério dos programas e/curso e do orientador, os trabalhos podem ser apresentados no formato convencional ou de artigo. Para facilitar a formatação/normalização, disponibilizamos o Manual de Normalização e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da UNIFAL-MG, baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e os templates (modelos a serem seguidos segundo recomendação da Bilbioteca), desenvolvidos no Word com base em um conjunto de normas da ABNT. O PPGEAB também disponibiliza uma versão do modelo de Template para LaTeX (.tex)
♦ Conforme Portaria nº 206, de 4 de Setembro de 2018:
Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, deverão conter as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001
“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”
– Os bolsistas FAPEMIG devem, além do agradecimento à CAPES, agradecer também a agência de fomento (FAPEMIG).
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)da UNIFAL-MG foi implantada em julho de 2015, através do Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE2), software desenvolvido pelo IBICT.
A BDTD torna acessível, de forma rápida e sem fronteiras, o acesso à versão digital completa das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UNIFAL-MG.
Para acessar a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFAL-MG, clique aqui.
Como faço para publicar meu trabalho acadêmico (dissertação ou tese) na BDTD?
As teses e dissertações devem ser depositadas na biblioteca do campus onde é ofertado o Programa de Pós-graduação. Para realizar o depósito, os trabalhos devem estar padronizados pelo Manual de normalização e apresentação de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG.
Para facilitar a formatação/normalização dos trabalhos técnico-científicos, disponibilizamos os modelos a serem seguidos (templates), desenvolvidos no word.
Após a defesa e revisão das orientações da banca, normalização e inserção da ficha catalográfica, encaminhar o arquivo na versão final do trabalho acadêmico, em formato pdf. para a Biblioteca do campus .
Os documentos necessários são o termo de autorização preenchido e assinado, via SEI, pelo(a) autor(a) e orientador(a) e a folha de aprovação assinada pelo(a) presidente da banca examinadora inserida no trabalho (após a ficha catalográfica).
- Modelo de Termo de autorização BDTD/UNIFAL-MG
- Modelo da folha de aprovação
- Manual de Normalização 2025
Recursos tecnológicos:
Templates (modelos):