Linhas de Pesquisa

 

Estatística Aplicada

A linha de pesquisa em Estatística Aplicada tem o objetivo de desenvolver métodos estatísticos eficientes e avaliar seu desempenho. Essa linha se utiliza de recursos de modelagem matemática e estocástica, Estatística Computacional, métodos algébricos e assintóticos, com a finalidade de resolver problemas de áreas aplicadas, como agrárias, biológicas, sociais e saúde.

Algumas áreas de atuação desta linha de pesquisa são: planejamento de experimentos; modelagem, processamento e interpretação de dados; visualização de dados; análise uni e multivariada de dados contínuos, discretos, categóricos e binários; análise de dados georreferenciados; dados longitudinais; séries temporais e processos estocásticos.

 

Biometria

A linha de pesquisa em Biometria tem o objetivo de desenvolver e avaliar métodos teóricos e aplicados, sejam algébricos, numéricos ou computacionais para a análise, interpretação matemática e solução de problemas relacionados a fenômenos biológicos e de engenharia.

Para atingir seus objetivos, os trabalhos da linha de Biometria ainda aplicam métodos estatísticos, matemáticos, computacionais e de inteligência artificial, uni e multivariados, para resolver problemas diretamente ligados a seres vivos (animais, vegetais, fungos, protistas, chromistas, e especial destaque para os seres humanos).