Orientações

 Aos Discentes Aprovados no Processo Seletivo PPGEAB

Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar a sua aprovação e desejar-lhe boas vindas ao Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) da UNIFAL-MG como aluno (a) regular do Programa. Esperamos auxiliá-lo (a) no seu crescimento e amadurecimento intelectual e profissional.

Gostaríamos de aproveitar este espaço para informá-lo (a) sobre algumas questões importantes deste Programa.

  1. Orientações para a Matrícula:
  2. Entregar o Formulário de Matrícula devidamente preenchido no DRGCA, disponível no site do programa (Secretaria / Matrículas), na data específica para matrícula.

Obs: O Campo Assinatura do Orientador não precisará ser preenchido neste momento.

  1. As disciplinas ofertadas para o semestre em vigor estão disponíveis no site (Disciplinas ofertadas);
  2. Para os alunos que ainda não entregaram o diploma de graduação, é necessário entregar uma cópia dessa documentação junto com o Formulário de Matrícula.
  3. Os novos alunos devem, obrigatoriamente, se matricular nas disciplinas obrigatórias por Área de Concentração e Linha de Pesquisa, conforme planejamento.

Disciplinas obrigatórias: EAB039 Estágio Docência, EAB040 Inferência Estatística, EAB041 Probabilidade; EAB004 Seminários I, EAB005 Seminários II, EAB042 Equações Diferenciais Ordinárias e Biomatemática (excepcionalmente para a linha Matemática Aplicada e Modelagem Matemática.

  1. Acesso ao Sistema Acadêmico. A partir da matrícula os novos alunos poderão acessar o Sistema Acadêmico com a informação do CPF e data do nascimento com barras (exemplo: 31/12/2009) e aproveitar e solicitar o crachá ou carteirinha.
  1. Número de disciplinas para Mestrado: Os números de disciplinas para Mestrado são de 48 créditos, sendo, 24 créditos em disciplinas e 24 créditos em Dissertação. As disciplinas obrigatórias devem ser cursadas no Primeiro Período do curso e estão distribuídas por Área de Concentração e Linha de Pesquisa, conforme abaixo:

⇒ Linhas de Pesquisa:

Modelagem Estatística e Estatística Computacional: A linha de pesquisa Modelagem Estatística e Estatística Computacional tem o objetivo de desenvolver e avaliar métodos e modelos estatísticos e computacionais para análise de dados experimentais ou observacionais das áreas biológicas e agrárias.

Matemática Aplicada e Modelagem Matemática: A linha de pesquisa Matemática Aplicada e Modelagem Matemática tem o objetivo de estudar e desenvolver recursos teóricos, numéricos e de modelagem matemática para a análise de fenômenos naturais.

  1. Tempo de Duração do curso: O mestrado é de 24 meses (2 anos). Excepcionalmente, por recomendação do orientador e com a aprovação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação poderá ser concedida a extensão do prazo
  2. Compreensão em Língua Inglesa (Proficiência): A comprovação da proficiência é obrigatória para os cursos de Mestrado. O Discente deve comprovar a Proficiência antes da conclusão do curso, pois esse é requisito obrigatório para a defesa da Dissertação ou Tese. (Artigo 5° desse Regulamento)
  3. Artigos: A publicação de artigos também é importante para a realização do seu curso, pois também é requisito obrigatório para a defesa de sua Dissertação ou Tese. Consulte sempre o seu orientador para mais informações.
  4. Qualificação e Defesa:
  5. Qualificação: Os prazos máximos para a inscrição no Exame de Qualificação são de 18 meses, a contar da data de ingresso no Mestrado e após totalizar os créditos em disciplinas.
  6. Defesa e título: Para a obtenção do título de Mestre em Estatística Aplicada e Biometria, será necessário o cumprimento das seguintes exigências: I – a elaboração de uma Dissertação e ter totalizado o número de créditos exigidos para a conclusão do curso, conforme Artigo 12 desse Regulamento. II – ser aprovado em Exame de Qualificação do Programa. III – ter demonstrado conhecimento da língua inglesa, conforme Artigo 5°desse Regulamento.
  7. Vínculo com o curso: o aluno terá que renovar o seu vínculo com o Programa Semestralmente através de sua renovação de Matrícula nas disciplinas e/ou nas atividades do Programa (Dissertação), pelo sistema Acadêmico.
  8. Trancamento do Curso/Disciplina:
  9. A solicitação de cancelamento em disciplina poderá ser realizada observando o calendário do Programa, divulgado no site.
  10. O trancamento terá validade por 1 semestre letivo e será concedido apenas 2 vezes e os períodos de trancamentos serão computados de acordo com o Art. 8º do regulamento Geral de Pós-graduação.
  11. Carteirinha de Estudante: Para solicitá-la, o discente deve acessar o Sistema Acadêmico disponíveis no site (Secretaria / Crachá);
  12. Lista de discentes: ao entrar no programa o discente será incluído na lista de discussão ppgeab@unifal-mg.edu.br, onde receberá todos os informes da secretaria e coordenação do curso.
  13. Bolsa: Para os alunos que solicitaram bolsa em seu formulário de inscrição, estes devem aguardar a informação da secretaria quando contemplados. Perderá o direito a bolsa se no final do semestre for reprovado em pelo menos uma disciplina.
  14. Desligamento do Curso: ver Artigo 29 desse regulamento.

Bem-Vindo!

A Coordenação.