Validar dados cadastrais pessoais e funcionais do Agente Público Ativo

Conforme PORTARIA SAGP/SEDGG/ME Nº 1.455, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2022, o agente público deverá manter seus dados cadastrais pessoais atualizados e promover a sua validação anualmente ou sempre que solicitado pela administração e validar seus dados cadastrais funcionais anualmente ou sempre que solicitado pela administração.

A respectiva tarefa de atualização/validação deverá ser realizada através do sistema SouGov.br, uma solução que veio para simplificar a Gestão de Pessoas e a vida dos agentes públicos!

A  partir de 1º de março o agente público ativo deverá realizar a atualização cadastral e o prazo vai até 30 de Abril.

Fique atento(a):

Fonte: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/atualizacao-cadastral/atualizacao-cadastral

Anexos:

– Notícia: Validação obrigatória:  https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/validacao-cadastral-passa-a-ser-obrigatoria-a-agentes-publicos-civis-do-executivo-federal

– Manual “como validar dados cadastrais pessoais e funcionais do Agente Público Ativo”: Anexo a este processo, SEI nº  ou através do link: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/atualizacao-cadastral/atualizacao-cadastral

– Tutoriais e materiais de divulgação e Instalação do SOUGOV: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov.br/tutoriais-aplicativo-sou-gov.br

– Lista completa dos serviços disponíveis no Aplicativo SOUGOV: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov.br/servicos-disponiveis-aplicativo-sou-gov.br

– Perguntas e respostas: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov.br/sougov-br-perguntas-e-respostas.pdf

– Dúvidas frequentes da Conta GOV.BR: https://acesso.gov.br/faq/index.htm

– SOUGOV no YouTube do Ministério da Economia, link da Playlist CARTILHAS DO SOUGOV: https://www.youtube.com/playlist?list=PL0DcHO5W8hZG3DN-e-I_jJlhMSNqZU9ac

– Importante: Um problema que vem acontecendo constantemente é com relação ao e-mail cadastrado, onde o(a) servidor(a) não consegue entrar e reativar a sua conta GOV pois eu e-mail não é o correto. Geralmente o(a) servidor(a) já possui um cadastro na conta GOV.BR e seu e-mail não confere. Os casos ocorridos, nós já conferimos os e-mails e estão corretamente cadastrados no SIAPE. Portanto abrimos um chamado ao SOUGOV e a resposta foi que o(a) servidor(a) precisa fazer a recuperação de senha utilizando outras alternativas, ou seja, “… recuperá-la por outros procedimentos, que não exijam a indicação do seu e-mail”. Maiores instruções: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/acesso-gov.br/5-alteracao-de-telefone-e-mail-cadastrado-no-portal-gov.br