I9/UNIFAL-MG no 20° Encontro da RMPI

O diretor em exercício da I9/UNIFAL-MG, Prof. Thiago Corrêa de Souza, representou a Universidade no 20° Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI). O evento ocorreu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos dias 26 e 27 de Novembro. O encontro reuniu representantes dos Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIT’s) de diversas instituições de ensino e apoio à pesquisa de Minas Gerais e tratou de temas como desenvolvimento regional e Marco Legal da Ciência e Tecnologia.

Um dos assuntos enfatizados durante os debates foi a importância de investimentos e políticas públicas para se preservar a pesquisa nas universidades, e também como as ações dos NTI’s podem gerar desenvolvimento em suas localidades.

O outro tema debatido, e que vem em paralelo com a fala da Agência, é a relevância proteção da propriedade intelectual pelos pesquisadores. Em dados apresentados durante o evento, mostraram que quanto maior o depósito de patentes maior o PIB das cidades onde elas foram registradas.

O Prof. Thiago ressaltou que “o Encontro Anual da RMPI é essencial para a troca de experiências entre os NIT’s e neste ano, com temas voltados para a Transferência de Tecnologia e ressaltando os pontos polêmicos do Novo Marco Legal pôde esclarecer muitas dúvidas e certamente contribuirá para o andamento da Agência de Inovação”.

Mais informações sobre o Encontro: https://www2.ufjf.br/noticias/2018/11/28/20o-encontro-da-rmpi-discute-desenvolvimento-regional-e-marco-legal/