Orientação para preenchimento das sugestões no SophiA

São dados de preenchimento obrigatório:

a) Título (subtítulo se houver) na ordem direta;

b) Autor principal – entrada pelo sobrenome ex.: SILVA, José. (Livros com mais de um autor citar o primeiro que aparecer na folha de rosto);

c) Editora (somente o nome ex.: Ática, não Editora Ática);

d) Material: Escolher na lista o tipo de material ex.: livro, CD, DVD;

e) ISBN – Número Padrão Internacional de Livro;

f) Curso: escolher na lista (caso não tenha na lista solicitar a inclusão pela Biblioteca);

g) Ano: de publicação;

h) Edição;

i) Disciplina: escolher na lista;

j) Bibliografia: indicar bibliografia básica ou complementar;

k) Bibliotecas: BC (Alfenas), BSPC (Poços de Caldas), BSV (Varginha), BUEII (Unidade Educacional Santa Clara);

l) Quantidade:

– Bibliografia básica:

Para disciplinas com oferta de até 20 vagas: máximo 4 exemplares;

Para disciplinas com oferta de até 40 vagas: máximo 8 exemplares;

Para disciplinas que ofertam mais de 40 vagas: máximo 12 exemplares;

– Bibliografia complementar:

2 exemplares;

– Itens não constantes no plano de ensino; outras bibliografias e obras de referência:

1 (um) exemplar;

m) E-mail;

n) Número de alunos: número total de alunos para o uso de cada título solicitado. Esse item deverá ser preenchido em OBSERVAÇÕES. Caso o solicitante não preencha esse campo, serão considerados 20 alunos para a média. Após informado o número de alunos, pode-se inserir demais observações pertinentes à obra, se necessário.

IMPORTANTE:

– O professor deverá estar com o cadastro ativo e atualizado na(s) Biblioteca(s) da UNIFAL-MG;

– Os itens pedidos poderão ser adquiridos no formato impresso ou digital;

– Quando a obra for dividida em volumes, o volume em questão deverá ser informado no campo próprio (ex.: v. 1). Cada volume vai gerar uma sugestão.

– Antes de fazer o pedido, sugerimos a consulta online ao acervo das bibliotecas, no endereço: https://biblioweb.unifal-mg.edu.br/biblioweb/, para checagem de títulos disponíveis nas bibliotecas virtuais, número de exemplares em meio físico, edição etc.

– Títulos solicitados no ano anterior podem estar em processo de entrega por parte dos fornecedores ou em processamento técnico nas Bibliotecas. Os títulos que não foram adquiridos (frustrados) no pregão, serão divulgados (acesse aqui) e poderão ser revisados para nova solicitação.

O processo de seleção será realizado pela equipe da respectiva Biblioteca, tendo como base a Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções (PFDC). A lista final de itens a serem adquiridos será enviada para o setor responsável pela aquisição para que seja licitada na modalidade registro de preço. Os empenhos serão realizados conforme disponibilidade orçamentária.

Para os Programas de Pós-graduação, a compra é realizada, prioritariamente, por meio de projetos realizados em parceria com os órgãos de fomento ao ensino, pesquisa e extensão.

Dúvidas podem ser encaminhadas para os seguintes contatos:

Direção do SIBI/UNIFAL-MG

Natália Maria Leal Santos (35) 99165-0545 (ligações e WhatsApp) – sibiunifal@unifal-mg.edu.br

Biblioteca Central (BC)

Ronan Lázaro Gondim 35 3701-9051 – ronan@unifal-mg.edu.br

Marlom César da Silva 35 3701-9052 – marlom.silva@unifal-mg.edu.br

Biblioteca da Unidade Santa Clara (BUSC)

Marcela Gonçalves Borges 35 3701-1830 – marcela.borges@unifal-mg.edu.br

Biblioteca Campus Poços de Caldas (BSPC)

Thaís Aparecida de Lima (35) 3697-4614 (WhatsApp) – thais.aplima@unifal-mg.edu.br

Giovani Ribeiro (35) 99990-6336 (ligações e WhatsApp) – giovani.ribeiro@unifal-mg.edu.br

Biblioteca Campus Varginha (BSV)