“Como fazer uma pesquisa internacionalizada: Da captação de dados à divulgação de resultados” – Tema do curso de capacitação que será oferecido pela UNIFAL-MG no período entre 22 e 26/10 (Módulo I) e entre 6 e 8/11 (Módulo II)

A iniciativa é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) e a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

O curso contará com ministrantes de renome internacional como o professor Andrés Alberto Donoso Romo, doutor em Ciências com Menção em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2013). O convidado é pesquisador do Centro de Estudos Avançados da Universidad de Playa Ancha (Chile), sendo reconhecido com o “Prêmio Pedro Krotsch de Estudos sobre a Universidade” (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais e Instituto de Pesquisas Gino Germani da Universidad de Buenos Aires, 2013) e com o “Prêmio Faz tua Tese em Cultura” (Conselho Nacional da Cultura e das Artes do Chile, 2005). Até o momento, conta com três livros publicados: Educación y nación al sur de la frontera (Santiago: Editora Pehuén, 2008), Identidad y educación en América Latina (Caracas: Editora Laboratorio Educativo, 2012) e La educación en las luchas revolucionarias (Santiago: Editora Quimantú, 2018).

A capacitação terá a presença também do professor Antonio Jose Aguilera Martin, do Departamento de História e Arqueologia da Universidade de Barcelona, responsável por organizar as escavações arqueológicas em Roma, Itália, Monte Testaccio, junto à Escola Espanhola de Roma. O pesquisador é vice-diretor do Centro para el Estudio de la Interdependencia provincial em la Antigüedad Clásica (CEIPAC), da Universidade de Barcelona. O CEIPAC, criado em 1989, está online desde 1993, sendo o primeiro grupo de pesquisa europeu a utilizar armazenamento de dados. Hoje, toda pesquisa desenvolvida pelo CEIPAC, está disponível online para os pesquisadores.

Os participantes terão a oportunidade ainda de prestigiar o ministrante Agnaldo Fernandes, pró-reitor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que  versará sobre possíveis alterações no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação –  PCCTAE e incentivos para o servidor TAE se qualificar também em outros países, por meio da internacionalização da UNIFAL-MG.

O período de inscrições vai até às 10h do dia 22/10.

Para se inscrever, acesse o Sistema Gestão de Pessoas na página dos Sistemas Integrados da UNIFAL-MG. Faça o seu login, clique nos Botões “Capacitação” e “Meus Cursos” e escolha o curso de seu interesse para fazer sua inscrição.

Para demais membros da comunidade, solicitar a inscrição pelo e-mail coordenadoria.capacitacao@unifal-mg.edu.br informando nome completo e número de matrícula e/ou nº de CPF.

Confira programação do curso:

“Curso: Como fazer uma pesquisa internacionalizada: Da captação de dados à divulgação de resultados”

Modalidade : Presencial
Local: Sede e Unidade Santa Clara e nos campi avançados da UNIFAL-MG
Carga Horária : 12 horas
Ministrantes: Prof. Andrés Alberto Danoso Romo, da Universidad de Playa Ancha – Chile; Prof. Antonio Aguilera, da Universidade de Barcelona e Agnaldo Fernandes, pró-reitor de Pessoal da UFRJ.
Período de Realização : de 22 a 26 de outubro (Módulo I) e de 6 a 8 de novembro de  2018 (Módulo II)
Módulo I – Professor Aguilera da Universidade de Barcelona – 4 horas
22/10 – das 13h às 17h – Prof. Aguilera – Unidade Santa Clara
23/10 – das 13h às 17h – Prof. Aguilera – Campus Poços de Caldas