DRI participa da 3ª Conferência Regional de Educação Superior na Argentina – Confira a matéria!

CRES 2018 reuniu mais de 10 mil participantes da América Latina e Europa

O Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, representou a Instituição na 3ª Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES), realizada entre os dias 11 e 15/06, na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. O evento teve como tema a defesa da Universidade Pública e de Qualidade, reunindo mais de 10 mil participantes oriundos da América Latina e Europa, além de reitores e demais dirigentes da área.

A conferência foi em homenagem aos 100 anos da Reforma de Córdoba, ocasião em que um grupo de estudantes começaram a defender o ensino superior como obrigação do Estado e direito de todo cidadão, e não apenas de uma classe privilegiada. Tal ideal se espalhou por toda a América Latina, o que influenciou gerações e deu novos rumos ao ensino superior.

Segundo o Prof. Carlan, “é importante a UNIFAL-MG estar presente em eventos como este, principalmente, com vistas para o processo de internacionalização, uma vez que em momentos assim é possível ampliar parcerias com centros acadêmicos latino-americanos”. Vale mencionar ainda que, durante a conferência de abertura, o Prof. Boaventura Santos, catedrático da Universidade de Coimbra, em Portugal, defendeu o papel de liderança do Brasil na América do Sul.