UNIFAL-MG assina acordo de cooperação acadêmica com universidade do Canadá

A UNIFAL-MG, por meio da Faculdade de Odontologia (FO), e a University of Saskatchewan (Canadá) assinaram, no dia 25 de abril, o acordo de cooperação acadêmica entre as Instituições. O evento contou com a participação do ex-professor da UNIFAL-MG e atual diretor da Faculdade de Odontologia da Saskatchewan, Prof. Walter Siqueira. O projeto de estreitamento de relações entre as instituições será desenvolvido ao longo de 5 anos, com ênfase em ensino e pesquisa, e pretende contar com o apoio de docentes, direção e coordenação da Faculdade de Odontologia (FO) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da UNIFAL-MG.

Prof. Walter Siqueira é atual diretor da Faculdade de Odontologia da Saskatchewan. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Na oportunidade, o professor Walter Siqueira salientou a importância da parceria na criação de projetos tanto no Brasil como no Canadá. “Nós gostaríamos de focar em Enfermagem e Odontologia. Estamos abertos a outras áreas também para fazer colaboração, mas gostaríamos de começar nessas áreas que são foco, que vamos estar discutindo na América Latina e no Brasil”, salientou o docente.

Para o reitor da Universidade, Prof. Sandro Cerveira, a parceria firmada entre as Instituições de ensino é um grande investimento feito pela UNIFAL-MG na internacionalização. “Como nós somos uma universidade pública e temos o objetivo de oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade, para nós, essa é uma parceria de muito interesse. Creio que nós vamos crescer em um outra dimensão que temos investido, na internacionalização, que é uma dimensão a se acrescentar em todas as universidades brasileiras”, reiterou.

Entre as possibilidades de desenvolvimento por meio do acordo, foram citadas a exposição das áreas de pesquisa prioritárias por cada uma das Universidades, UNIFAL-MG e Saskatchewan, de acordo com as faculdades contempladas por elas e, consequentemente, uma integração entre docentes e discentes para o desenvolvimento de futuras publicações. Ainda, o professor Walter Siqueira mencionou a possibilidade de haver programas de pós-graduação e cursos profissionalizantes, com dupla titulação, oferecidos pelas Universidades.

Da esquerda para a direita, estão o técnico-administrativo Diego Ribeiro e os professores Alessandro Pereira, Vanessa Marques, Sandro Cerveira, Walter Siqueira, Bruno Martini, Marina Dias, Edmêr Júnior e Claudio Carlan. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, projetos de internacionalização refletem na qualidade e no aproveitamento institucional dos programas de pós-graduação da UNIFAL-MG. “A gente precisa dos nossos discentes com dupla titulação porque isso reflete não só na nota do programa – a nota do programa é o que a gente busca sim, porque aumente fomento, aumenta possibilidades – mas aumenta a empregabilidade desse aluno, desse pesquisador […] a gente precisa empregar esses doutores”, esclareceu a docente.

Além dos representantes citados, participaram da reunião de assinatura do acordo o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Claudio Umpierre Carlan; o servidor técnico-administrativo Diego Duarte Ribeiro, da Pró-Reitoria de Graduação; e os docentes Prof. Bruno Martini Guimarães, Profa. Marina Lara de Carli Dias e Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG.

Ainda no dia 25 de abril, na parte da manhã, ocorreu uma palestra no Auditório Leão de Faria, com o objetivo de apresentar a infraestrutura e as linhas de pesquisa em andamento, bem como debater novas possibilidades de cooperação entre as duas universidades. O evento teve como público-alvo discentes e docentes da Faculdade de Odontologia, e a direção da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina.

(Foto: Dicom/UNIFAL-MG)