Ligas acadêmicas de área clínica

Liga Acadêmica de Medicina do Exercício e do Esporte – LAMEE

Coordenadores: Ricardo Zenun Franco e Prof Dr Renato Rizo Ventura

Resumo da liga: A Liga Acadêmica de Medicina do Exercício e do Esporte da Universidade Federal de Alfenas foi oficialmente fundada em março de 2018 visando ampliar o contato dos acadêmicos de medicina com as temáticas e questões envolvidas na área de medicina do exercício e do esporte, gerando conhecimentos teóricos e práticos que proporcionem ao médico generalista a capacidade de tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. A Liga terá oportunidade de trabalhar na prevenção dos traumas desportivos e no diagnóstico dos mesmos junto à comunidade. Buscando aprimorar esta capacidade, procuraremos identificar a necessidade de saber dos profissionais atuantes na área do esporte e ajudá-los a adquiri-lo. No ambulatório de especialidades clínicas da UNIFAL/MG, pretendemos atender aos pacientes com demandas de lesões esportivas e procurar auxiliá-los na reabilitação.

Contato: lamee.unifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia – LAGG

Coordenadora: Tábatta Renata Pereira de Brito (médica da rede).

Resumo da liga: A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia da UNIFAL-MG (LAGG) é um projeto estudantil fundado em 2016 por alunos do Curso de Medicina sob Coordenação docente. A LAGG UNIFAL-MG é composta por discentes dos cursos da área da saúde da UNIFAL-MG, visando uma abordagem multiprofissional e mais ampla dos aspectos envolvendo o envelhecimento. A Liga tem como objetivo estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área da geriatria e da gerontologia de modo interdisciplinar como foco na realidade da população em processo de envelhecimento. As atividades da LAGG UNIFAL-MG visam complementar, atualizar, aprofundar e difundir conhecimento entre os acadêmicos, bem como entre a comunidade em geral, por meio de aulas abertas, seminários e ações de extensão com participação ativa da população externa ao meio acadêmico.

Contato: lagg.unifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Alfenas – LAO UNIFAL-MG

Coordenadores: Pollyanna Francielli de Oliveira (médica da rede) e Allen Lopes Petrini (TAE Médico)

Resumo da liga: A Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Alfenas (LAO UNIFAL-MG), foi criada no ano de 2015 por acadêmicos do curso de medicina visando ampliar o contato com as temáticas e questões envolvidas na área da oncologia ao desenvolver palestras em empresas e escolas, além de ações de prevenção e promoção realizadas na Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela universidade, e publicações nas redes sociais para divulgar informações de cunho educativo, relatos autorizados de pacientes oncológicos e as atividades realizadas; desenvolver estudos em parceria com a instituição Vida Viva (uma organização não governamental de Alfenas); desenvolver discussões a respeito das principais temáticas da área com o auxílio dos professores coordenadores e de professores convidados, além de promoverem a organização de eventos para o corpo acadêmico da universidade, como simpósios e afins. A liga é atualmente composta por acadêmicos de diversos cursos da área da saúde da UNIFAL-MG e busca ampliar cada vez mais esse escopo para promover uma abordagem multiprofissional e mais completa, assim como ocorre na prática cotidiana dos serviços de saúde.

E-mail de contato: liga.acad.onco@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Reabilitação Pulmonar e Pneumologia – LARPP

Coordenadores: Profa. Dra. Juliana Bassalobre Carvalho Borges e Prof Msc. Evandro Monteiro de Sá Magalhães.

Resumo da liga: A Liga Acadêmica de Reabilitação Pulmonar e Pneumologia do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas, fundada em 2 de abril de 2018, cuja finalidade é aproximar os discentes do Curso de Medicina e do Curso de Fisioterapia da área da Reabilitação Pulmonar e Pneumologia ao: complementar o conhecimento teórico-prático dos alunos da graduação; desenvolver e divulgar pesquisas; integrar a Liga com a comunidade, colocando a serviço desta os conhecimentos e habilidades adquiridos nas atividades de ensino e pesquisa.

Contato: larpp-unifal@outlook.pt

 

LAAI – Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia

Coordenador: Prof. Dr. Leonardo Augusto de Almeida e Prof. Msc Evandro Monteiro de Sá Magalhães.

Resumo da Liga: A Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia é uma associação de alunos e professores da Universidade Federal de Alfenas cujo objetivo principal é o estudo e discussão de temas relacionados a Imunologia e Alergologia. Este estudo é direcionado à realidade do profissional de saúde e engloba, principalmente, doenças cujas fisiopatologias estejam intimamente relacionadas à Imunologia e casos de importância clínica. A Liga busca também envolvimento com a comunidade científica por meio de integração e promoção de eventos e de produção e discussão de literatura.

Contato: laaiunifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica – LADHAS

Coordenadora: Profa. Dra. Evelise Aline Soares e Profa. Esp. Anelena Moretto Salomão.

Resumo da Liga: A Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica trata-se de um grupo de estudantes e professores da UNIFAL- MG cujo objetivo é estreitar os laços de estudantes universitários do curso de medicina em relação a diabetes e hipertensão arterial sistêmica, visando a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão. A liga pretende realizar ações que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos desta especialidade médica, pelo estudante de medicina. O médico (a) generalista necessita ter conhecimentos sólidos relacionado a essas patologias para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. A liga terá oportunidade de trabalhar na prevenção da hipertensão e diabetes em público variado. Buscando aprimorar esta capacidade, procuraremos identificar a necessidade de saber deste profissional e ajudá-lo a adquiri-lo.

Contato: ladhasunifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Medicina Intensiva e Cuidados Paliativos – LAMICP

Coordenador: Prof. Esp. Carlos Marcelo de Barros.

Resumo da liga: A LAMICP foi fundada em 2017 com a finalidade de difundir nos pilares ensino e extensão conhecimentos sobre as áreas Medicina Intensiva e Cuidados Paliativos. Envolve atividades teórico práticas como discussão de assuntos relacionados às áreas de interesse e abordagem de casos clínicos para o desenvolvimento de habilidades clínicas e humanísticas. Além disso, foram realizadas atividades de conscientização da comunidade sobre a importância da doação de órgãos por meio da distribuição de panfletos.

Contato:  lamicp.unifal@gmail.com

Liga Acadêmica de Dermatologia – LADerm

Coordenadora: Prof. Esp.  Carla Cristina dos Santos Campos.

Resumo da liga: A LADerm-UNIFAL foi fundada com a finalidade de estreitar os vínculos entre discentes e docentes da FM UNIFAL no campo da Dermatologia e ciências correlatas, visando ações de ensino, pesquisa, extensão. Objetiva complementar o conhecimento teórico-prático de discentes, promover ações de caráter científico, além de realizar ações de caráter social com vistas à saúde pública. Por meio de palestras, seminários, estudos de caso, ações comunitárias a LADerm-Unifal busca ampliar a formação em Dermatologia, dos estudantes de Medicina da Unifal, tanto no aspecto acadêmico como no engajamento social.

Contato: laderm.unifal19@gmail.com

Liga Acadêmica de Endocrinologia, Metabologia e Nutrologia – LAEM – UNIFAL

Coordenador: Msc. Cristiano de Almeida Correia e Prof. Dr. Renato Rizo Ventura.

Resumo da Liga: A finalidade da LAEM (UNIFAL-MG) é estreitar os laços de estudantes universitários do curso de Medicina com a área de Endocrinologia, da Metabologia e da Nutrologia visando à integração das ações de ensino, pesquisa e extensão. Para atingir estes objetivos, a Liga é formada pelos seguintes eixos de atenção: desenvolvimento de aulas expositivas pelos próprios membros, bem como a produção de artigos científicos e de projetos de extensão de orientação da comunidade quanto a enfermidades relacionadas a tais áreas.

Contato: laem.unifal@gmail.com

Liga Acadêmica de Medicina do Sono – LISONO UNIFAL-MG

Coordenador: Profa. Dra. Sulene Pirana.

Resumo da Liga: A LISONO – UNIFAL-MG, fundada oficialmente em 2019, é uma liga que busca uma maior aproximação dos estudantes de medicina com as afecções e distúrbios relacionados ao sono, de forma a abranger suas respectivas totalidades (diagnóstico, tratamento e prevenção e promoção à saúde), que possuem profundo impacto nas questões biológicas e psicossociais do paciente. Sua finalidade é aproximar os discentes do Curso de Medicina da área da medicina do sono ao: complementar o conhecimento teórico-prático dos alunos; desenvolver e divulgar pesquisas no campo da Medicina do sono; integrar a Liga com a comunidade, colocando a serviço desta os conhecimentos e habilidades adquiridos nas atividades.

Contato: lisonounifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Hematologia – LAHEM

Coordenadora: Profa. Dra Iara Baldim Rabelo

Resumo da liga: A LAHEM foi fundada em 7 de abril de 2021, com o objetivo de aproximar discentes do curso de medicina, farmácia e biomedicina, utilizando para isso o ensino, a pesquisa e a extensão. No ensino buscamos complementar o conhecimento teórico-prático dos alunos através de aulas com temáticas da área de hematologia, ministradas pelos ligantes e pela coordenadora da liga. A LAHEM por meio de palestras, projetos, seminários e campanhas educativas visa aproximar a comunidade da universidade, com intuito de orientar e informar a respeito de patologias da hematologia, além de enfatizar a importância da doação de sangue e de medula óssea e os principais sinais e sintomas das doenças hematológicas.

Liga Acadêmica de Reumatologia da Universidade Federal de Alfenas (LIARE UNIFAL-MG)

Coordenadoras: Profa. Dra. Cristiane Mendes Silva, Profa. MSc. Lays Fernandes Mesquita

Colaborador: Prof. MSc. Eli Ávila Souza Júnior

Resumo da liga: A LIARE UNIFAL-MG é uma Liga Acadêmica formada por alunos do curso de Medicina da Unifal-MG que, junto aos seus colaboradores e coordenadores, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a área de Reumatologia. A Liga pretende contribuir para a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos necessários na especialidade médica. Entre suas atividades estão aulas ministradas pelos integrantes da Liga e por profissionais de saúde, desenvolvimento e discussão de produções científicas, promoção de eventos e atividades de extensão, as quais objetivam aproximar os conhecimentos da área de Reumatologia à comunidade externa à Universidade.

Contato: liare.unifalmg@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Neonatologia (LANEO)

Coordenadora: Profa. Esp. Marina Bernardes Lourenço.

Resumo da liga: A LANEO é uma liga acadêmica multidisciplinar, composta por alunos de medicina, enfermagem e fisioterapia, direcionados por sua professora médica, que visa estudar os tópicos abrangidos pela Neonatologia, uma subespecialidade da Pediatria, aplicando e relacionando conceitos teóricos com a prática. Para isso, esta liga faz uso, de forma bastante ativa, das três frentes de atenção que constituem o tripé que afirma o papel social da universidade pública no Brasil, que são: a frente de Ensino, por meio de aulas expositivas e acompanhamentos práticos, a frente de Pesquisa, através da promoção, do desenvolvimento e da divulgação de pesquisas e novos conhecimentos no campo da Neonatologia, e a frente de Extensão, a partir da integração da liga com a comunidade, colocando a serviço desta os conhecimentos e habilidades adquiridos nas atividades de ensino e pesquisa.

Contato: laneounifalmg@gmail.com; @laneo.unifal (no Instagram); /laneo.unifal (no Facebook)