Ligas acadêmicas de área cirúrgica

Liga Acadêmica de Oftalmologia – LAOFT

Coordenadora: Profa Dra Flávia Beatriz de Andrade Oliveira Ribeiro.

Resumo da Liga:

A Liga Acadêmica de Oftalmologia da UNIFAL-MG foi fundada no dia 1º de julho de 2015 e realiza, em suma, atividades de pesquisa, ensino e extensão. Desde sua criação, a liga já produziu alguns trabalhos científicos, abordando temas como a visão de cores em estudantes e a qualidade de vida em pacientes com baixa acuidade visual. No contexto do ensino, a coordenadora da liga, profa. Flávia, ministra aulas regularmente para os acadêmicos da liga, aprofundando assuntos que envolvem a oftalmologia e são relevantes na formação do médico generalista. Visando o ensino, inclusive, dos alunos que não fazem parte da liga, já foram realizados 4 simpósios da LAOFT, os quais dão oportunidade a todos os alunos de aprenderem em palestras com diversos médicos reconhecidos. Além disso, a liga já organizou 4 aulas de dissecação de olho de boi para alunos de todo o curso, abordando na prática os conceitos anatômicos do olho. Por fim, a LAOFT cumpre seu papel na sociedade por meio de atividades de extensão, as quais já foram realizadas em um colégio da cidade de Alfenas e em uma grande indústria da cidade, ambos visando a educação em saúde relacionada à oftalmologia para a população.

Contato: Laoft.unifalmg@gmail.com

LAOT – Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia

Coordenador: Prof. Esp. Rodrigo de Almeida Ferreira e Prof. Esp. Ricardo Zenun Franco.

Resumo da Liga:

A Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia – LAOT pretende realizar ações que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos desta especialidade médica para o estudante de medicina. O médico generalista necessita ter conhecimentos sólidos de ortopedia e traumatologia geral para tratar, orientar e saber quando é necessário encaminhar a população sob sua responsabilidade para cada especialidade. A liga propõe, também, a realização de ações que visem a disseminação do conhecimento sobre a ortopedia, entre os estudantes e profissionais da saúde.

Contato: laot.unifal@hotmail.com

Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia – LANN Unifal-MG

Coordenador: Prof. Esp. Renato Ortolani Marcondes de Castro.

Resumo da liga:

A finalidade da LANN UNIFAL – MG é aproximar os discentes do curso de Medicina da área da Neurologia e Neurocirurgia, utilizando para isso as três frentes de atenção que constituem o tripé que afirma o papel social da universidade pública no Brasil. São elas: ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada.

Contato: martinsgabriel.gms@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Cirurgia Geral e do Trauma- LACGT

Coordenadores: Profa. Esp. Plínio Augusto Moreira Fonseca e Profa Dra. Evelise Aline Soares.

Resumo da liga:

A LACGT-UNIFAL foi fundada em 2016, com a finalidade de estreitar os laços de estudantes universitários do Curso de Medicina, em relação à área de Cirurgia Geral e do Trauma. Objetiva proporcionar momentos de ensino e compartilhamento de experiências e saberes dentro da área médica. Trabalhando com metodologias ativas de aprendizagem, buscamos sempre incentivar o aluno participante a desenvolver a sua capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa, através de aulas expositivas que cada um tem a oportunidade de apresentar, sobre variados temas discutidos em grupo.

Contato: lacgt.unifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Cardiologia da Universidade Federal de Alfenas – LAC (UNIFAL-MG)

Coordenador: Luis Fernando Lopes de Oliveira.

Resumo da Liga:

A Liga Acadêmica de Cardiologia se destina ao aprimoramento de conceitos e práticas médicas relacionadas à Cardiologia, bem como geração de conteúdo para ser compartilhado com a comunidade acadêmica e população. Diante disso, a liga tem, como objetivo, aprimorar alguns conceitos já vistos durante o curso de Medicina com uma nova perspectiva, isto é, voltada para a clínica e prática médica, com o intuito de desenvolver os cuidados em saúde em prol da população.  A Liga Acadêmica de Cardiologia, por meio de palestras, seminários e campanhas, pretende orientar a comunidade acerca dos principais transtornos que envolvem o sistema cardiovascular, com o intuito de prevenção e promoção à saúde, de maneira a desenvolver na comunidade o autocuidado e adesão a hábitos saudáveis de vida.

Contato: ligacardiologiaunifal@gmail.com

 

LAAD- Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor da Unifal.

Coordenador: Prof. Esp. Carlos Marcelo de Barros.

Resumo da Liga:

A Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor (UNIFAL-MG) foi fundada oficialmente em 01 de novembro de 2017, adotando a sigla LAAD-UNIFAL. Visa complementar a vivência teórico-prática dos alunos da graduação; promover eventos de caráter, tais como seminários, simpósios, jornadas, conferências, oficinas, visitas técnicas, cursos, palestras, discussões de casos clínicos, aulas, entre outras relacionadas à área de anestesiologia e dor; acompanhar o bloco cirúrgico na Santa Casa de Alfenas e o Ambulatório de Dor e Cuidados Paliativos com acompanhamento do Dr. Carlos Marcelo de Barros, para que os membros da Liga contemplem a ação prática na área de anestesiologia e dor.

Contato: laadunifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Gastroenterologia da Universidade Federal de Alfenas – LIGASTRO UNIFAL-MG

Coordenadores: Professor Dr. Plínio Augusto Moreira Fonseca e Professor Dr. Matheus Venga Mendes

Resumo da Liga:

A LIGASTRO é composta por alunos do curso de medicina da Unifal-MG e tem o foco direcionado para o aprimoramento dos conhecimentos dos discentes acerca da anatomia, fisiologia e patologias do trato gastrointestinal. Com o auxílio dos professores orientadores, a liga conta com aulas quinzenais sobre os temas mais recorrentes na prática clínica de um gastroenterologista, além de atividades de extensão, voltadas para comunidade, e de pesquisa.

Contato: ligastro.unifal@gmail.com

Liga Acadêmica de Cirurgia Oncológica – LACON

Coordenador: Prof. Matheus Venga Mendes (Faculdade de Medicina)

Vice-coordenadora:  Profa. Pollyanna Francielli de Oliveira (Instituto de Ciências da Natureza)

Resumo da liga:

A Liga Acadêmica de Cirurgia Oncológica da Universidade Federal de Alfenas( LACON – UNIFAL-MG), foi fundada oficialmente em janeiro de 2022 por oito discentes da turma 07 do curso de medicina com o objetivo não só de ampliar o conhecimento sobre as temáticas referentes à cirurgia oncológica, mas também de aproximar os acadêmicos de medicina e enfermagem a essa área, a qual é de grande importância para a formação em saúde. A liga tem como planejamento realizar discussões de casos clínicos, pesquisas, aulas abertas e fechadas, publicações nas redes sociais de cunho educativo, desenvolver parcerias com instituições de saúde, organizar atividades voltadas para a comunidade externa e desenvolver discussões sobre a cirurgia oncológica sob auxílio dos professores coordenadores e convidados. Portanto, a LACON desenvolverá ações, sob a diretriz da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

E-mail de contato: lacon.unifalmg@gmail.com

Coordenadores: Profa. Dra. Evelise Aline Soares e Prof. Esp. Pedro Henrique Oliveira Sant’Anna

Resumo da liga: 

A Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Alfenas (LAOTO UNIFAL-MG) tem como finalidade aproximar os discentes do curso de Medicina da área da otorrinolaringologia, visando a complementação do conhecimento teórico-prático dos alunos de graduação e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Contato: laoto.unifal@gmail.com