Ligas acadêmicas de áreas básicas

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia

 

A Liga acadêmica de ginecologia e obstetrícia pretende realizar ações, que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desta especialidade médica, pelo estudante de medicina. O médico(a) generalista necessita ter conhecimentos gerais sólidos de ginecologia e obstetrícia para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. A Liga de Ginecologia e Obstetrícia tem como objetivo de trabalhar na prevenção e no diagnóstico das patologias ginecológicas e obstétricas, buscando aprimorar a capacidade do aluno, procuraremos identificar a necessidade de saber e ajudá-lo a adquiri-lo.

Introdução – A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foi fundada oficialmente em 12 de março de 2015, doravante denominada LAGO-UNIFAL, sendo uma entidade sem fins lucrativos, filiação política e religiosa, tendo como premissa duração indeterminada, sob a supervisão da Coordenadoria de Extensão e Ligas Médicas do Centro Acadêmico Evelise Aline Soares (CAEAS) e do Colegiado do Curso de Medicina. A finalidade da LAGO-UNIFAL é estreitar os laços de estudantes universitários do curso de Medicina, em relação à área de Ginecologia e Obstetrícia, visando ações de ensino, pesquisa, extensão e promoção da saúde.

Objetivo Geral – Promoção de ações que visem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da atenção à saúde da mulher pelo estudante de medicina e médico generalista. Promoção de ações, que visem a disseminação da atenção à saúde ginecológica e obstétrica, entre professores de educação fundamental e ensino médio

Objetivos Específicos – Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas ginecológicas e obstétricas mais prevalentes na comunidade. Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas de patologias ginecológicas e obstétricas

Justificativa – A ginecologia e obstetrícia é uma especialidade relacionada diretamente a atenção básica da saúde da mulher. Atende desde a infância até a senilidade .Executa atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos e exames complementares, Existe grande demanda para formação do médico generalista com sólida base em ginecologia e obstetrícia.

Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem – LARDI

Coordenador: Prof. Dr. Augusto Castelli von Atzingen e Profa Dra. Evelise Aline Soares.

Resumo da Liga: A Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem tem como objetivo proporcionar aos alunos de Medicina um maior contato com as técnicas Radiológicas e de Diagnóstico por Imagem, visando ações de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, a LARDI organiza encontros quinzenais para discussão de casos clínicos com foco no diagnóstico por imagem de patologias e na avaliação dos sinais característicos apresentados pelos exames de imagem. Além disso, faz parte das atividades da liga a elaboração e publicação de relatos de casos sob a supervisão do professor orientador. Aos membros da LARDI, além da participação nas atividades acadêmicas supracitadas, são distribuídas funções administrativas para que as iniciativas e projetos elaborados sejam planejados e executados de maneira produtiva para a comunidade acadêmica.

Contato: lardi.unifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC)

Coordenador: Profa. Msc. Gabriela Itagiba Aguiar Vieira e Profa. Esp. Larissa de Souza Bueno.

Resumo da liga: A LAMFAC consiste em um grupo de alunos, direcionados por duas professoras médicas, que visa estudar e aplicar os conceitos da Medicina de Família. Trabalhamos por meio de: aulas teóricas que revisam as doenças mais prevalentes na atenção primária; discussões sobre promoção de saúde e prevenção de patologias e, principalmente, por meio da inserção precoce do aluno da liga na prática da Medicina de Família: palestras em PSF, contato com a comunidade e acompanhar as médicas nas suas atividades.

Contato: Lamfac-unifalmg@gmail.com

Liga Acadêmica Interprofissional de Urgência e Emergência – LIE

Coordenadores:  Prof. Msc. Anderson de Castro Ribeiro e Prof. Msc. Rogério Silva Lima.

Colaborares: Mestre Roberta Garcia Gomes e Doutora Silvana Maria Coelho Leite Fava.

Resumo da liga: A Liga Interprofissional de Urgência e Emergência da Universidade Federal de Alfenas foi fundada em março de 2019, com o objetivo de estreitar os laços de estudantes universitários dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina em relação à área de urgência e emergência, visando à integração das ações de ensino, pesquisa e extensão. A LIE tem em seu planejamento discussões de casos clínicos, simulações realísticas e eventos visando à promoção da saúde, prevenção de agravos e doenças, como por exemplo cursos, palestras e oficinas abertas a população e a comunidade acadêmica.

Contato: lieunifal@gmail.com

 

Liga Acadêmica de Psiquiatria – LAPS

Coordenador:  Prof. Esp. Armando Hammad e Prof. Dr. Tales Alexandre Aversi Ferreira.

Resumo da liga: A LAPS foi a primeira liga fundada na Unifal, no ano de 2015, com a finalidade de ampliar os horizontes em relação a Psiquiatria. Embora seja um ramo da Medicina, tem área de atuação mais ampla que as demais especialidades, não visando apenas uma determinada parte do corpo, mas sim o homem como um todo e às relações que o ligam a seu mundo. Sendo assim, com ensino, pesquisa e extensão, a liga busca trazer aos alunos e a comunidade uma visão nova, complementando o modelo medico tradicional. Trata-se de uma área que deve ser explorada ativamente, uma vez que o medo das pessoas mentalmente doentes é, no fundo, o medo das forças emocionais elementares que todos abrigamos em nosso inconsciente.

Contato: lapsunifal@outlook.com

 

Liga acadêmica de Pediatria – LAPED

Coordenadora: Profa. Dra. Gláucia Oliveira Moreira.

Resumo da Liga: A LAPED foi criada em 2015 com o objetivo de integrar os discentes do curso de Medicina na área prática da pediatria, voltando seus conhecimentos aos pilares da pesquisa, ensino e ações para a comunidade. Ao longo dos anos desenvolveu projetos em creches e escolas visando esclarecimento das demandas de professores e pais para atuação com crianças e contato com crianças e adolescentes conforme necessidades específicas em cada condição. Visa, além disso, maior contato com a especialidade médica para os alunos desde o primeiro período, através da metodologia ativa de ensino com apoio e tutoria de professores, pediatras ou não, que atuem diretamente com crianças e que enriquecem as discussões em grupo a partir de suas vivências.

Contato: laped.unifalmg@gmail.com