Prédio de Habilidades e Simulações

PRÉDIO DE HABILIDADES E PRÁTICAS MÉDICAS SIMULADAS

Inaugurado em 2018 o PRÉDIO DE HABILIDADES E PRÁTICAS MÉDICAS SIMULADAS, Prédio I, na Unidade Educacional II da UNIFAL-MG, tem 3.693 m² de construção distribuídos em 6 andares contendo:

* Sala de aula para grande grupo (90 alunos),

* Salas para grupos pequenos (até 18 alunos),

* Laboratório de urgência e emergência pré-hospitalar (primeiros socorros)

* Laboratório de habilidades em semiologia e semiotécnicas I e II

* Laboratório de técnicas cirúrgicas (BTC) constituído por: Vestiário feminino e masculino (estrutura com banheiro e escaninhos e guarda-volumes para guardar bolsas, mochilas e outros materiais); Sala de escovação (sala onde os alunos vão se paramentar e fazer a lavagem das mãos); Sala de cirurgia (com mesas cirúrgicas, focos e materiais que simulação um centro cirúrgico); Central de material e esterilização; Sala de recepção, lavagem e descontaminação; Sala de esterilização e estocagem de material esterilizado; Sala de anestesia; Sala de utilidades; Sala de técnico; Sala de Aula e Sutura.

* Laboratório de práticas simuladas 1 e 2 (Clínica e cirurgia adulto e urgência e emergência adulto): cada laboratório é subdividido em três ambientes (Laboratório propriamente dito – quarto de hospital, sala de controle e auditório para até 25 alunos). O leitor pode ser visto por meio de espelho espião pela sala de controle e pelo mini auditório.

– Laboratório propriamente dito: um leito hospitalar para adultos, cadeira para acompanhante, média de oito banquetas, bancada para armazenamento de material, “carrinho de emergência”, sistema de encanado para simulação de gases medicinais e pia para higienização das mãos.

* Laboratório de práticas simuladas 3 (Clínica pediátrica e urgência e emergência pediátrica): cada laboratório é subdividido em três ambientes (Laboratório propriamente dito – quarto de hospital, sala de controle e auditório para até 25 alunos). O leitor pode ser visto por meio de espelho espião pela sala de controle e pelo mini auditório.

– Laboratório propriamente dito – quarto de hospital: um leito hospitalar para adultos, cadeira para acompanhante, média de oito banquetas, bancada para armazenamento de material, “carrinho de emergência”, sistema de encanado para simulação de gases medicinais e pia para higienização das mãos.

* Laboratório de práticas simuladas 4 (Obstetrícia e neonatologia): cada laboratório é subdividido em três ambientes (Laboratório propriamente dito – quarto de hospital, sala de controle e auditório para até 25 alunos). O leitor pode ser visto por meio de espelho espião pela sala de controle e pelo mini auditório.

* Laboratórios de comunicação I, II, III e IV: Área de atendimento (consultório): mesa de consultório, quatro cadeiras, uma maca fixa e uma pia para higienização das mãos. Área de observação: seu acesso deve ser comum para os quatro consultórios e deverá ser separada da área de atendimento por espelho espião.

* Auditório (180 pessoas),

* Sala de professores – Localizadas no 5° andar do prédio, são gabinetes para uso de três professores distribuídos por área médica.

* Sala de coordenação e secretaria – Localizadas no 5° andar do prédio.

* Sala de reunião dos docentes – conjugada sala da coordenação do curso.

* Copa – Espaço para docentes e funcionários tomarem lanche; pia, mesa para 06 pessoas, micro-ondas e fogão.

Os laboratórios são equipados com simuladores avançados e de alta complexidade (adulto, pediátrico, bebê e gestante), além de manequins de média complexidade para semiologia e técnica cirúrgicas.

O projeto do prédio foi elaborado pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), com a equipe dirigida pelo Coordenador, arquiteto José Mário Barbosa Alves. A CPO é unidade da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade e a Comissão de Obras formada pelos Professores Dra. Evelise Aline Soares, Dr. Geraldo José Medeiros Fernandes, Roberto Conde Santos e Ms. Rogério Silva Lima. O edifício foi viabilizado por meio da verba de implantação do Curso de Medicina – Programa Mais Médicos.

Reportagem de inauguração: