Colegiado

O colegiado do Curso de Medicina é composto pelos membros abaixo relacionados:

REPRESENTANTES DOCENTES TITULARES

 

 

Profa. Dra. Silvia Graciela Ruginsk Leitão

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP, ano de conclusão: 2003), Mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP, ano de conclusão: 2006) e Doutorado sanduíche em Fisiologia (FMRP-USP e Universidade de Flinders – Austrália, ano de conclusão: 2010). Concluiu recentemente o Pós-Doutorado em Fisiologia junto à FMRP, durante o qual realizou estágio de curta duração na Universidade de Bristol (The Henry Wellcome Laboratories for Integrative Neuroscience and Endocrinology) para o aprendizado da técnica de produção de vetores lentivirais. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas (MG), no nível Professor Adjunto.

  email: silvia.leitao@unifal-mg.edu.br

Prof. Dr. Edvaldo José Rodrigues Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), Pós-Graduação/Residência Médica em Neurocirurgia pela UNESP- Botucatu (1992), Pós-Graduação/Especialização em Neurocirurgia Funcional e Dor pela FMUSP-SP (1993), Médico visitante do Serviço de Neurocirurgia Funcional da Universidade de Freiburg- Alemanha (julho a agosto de 1994). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade José do Rosário Velano (2000). Doutorado em Cirurgia pela FMRP-USP (2006). Certificado de Atuação na Área de Dor (2013). MBA em Administração pela FUNDACE/FEA-USP RP (2015). Foi Prof. Responsável pelas Disciplinas de Neurologia e Neurocirurgia, além de Preceptor das Residências Médicas de Clínica Médica, Cirurgia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade José do RosárioVelano/UNIFENAS de 1994 a 2002. Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional no período de 1995-2003, Vice-Presidente no período de 2001-2003, Presidente no período de 2003-2005 e Coordenador do Departamento de Neurocirurgia Funcional e Dor da SBN / Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no período de 2003-2005. Neurocirurgião e Preceptor da Residência Médica de Neurocirurgia da Santa Casa de Ribeirão Preto de 2009-2017. Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Neurologia do IPEMED-Instituto de Pesquisa e Especialização Médica de 2012-2015. Neurocirurgião da Santa Casa de Sertãozinho de 2012- 2017. Atualmente atua como Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG (desde setembro/2017), Médico Contratado pelo HCFMRP-USP (desde dezembro de 2004), Neurocirurgião da Santa Casa de Alfenas/ Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (desde maio de 2002), dá assistência Neurológica a APAE de Carmo de Minas-MG (desde julho de 2004). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia e Tratamento da Dor.

email: edvaldo.cardoso@unifal-mg.edu.br

Prof. Esp. Eli Ávila Souza Júnior

 

Eli Ávila Souza Júnior é médico pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre-MG, especialista em ortopedia e traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais HC-UFMG, subespecialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo nos Hospitais Felício Rocho, Madre Teresa e Mater Dei -MG. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). É professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG.

email: eli.junior@unifal-mg.edu.br

 

REPRESENTANTES DOCENTES SUPLENTES

 

 

Prof. Esp. Rodrigo de Almeida Ferreira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (2007). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Coluna Vertebral.

email: rodrigo.ferreira@unifal-mg.edu.br

 

Prof. Esp. Gil Horta Passos

 

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia. Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas, da Universidade de Alfenas – UNIFENAS – Alfenas MG. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UNIVAS – Hospital das Clínicas Samuel Libânio – Pouso Alegre MG. Especialização em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela EXTECAMP – Unicamp – Hospital da Mulher Dr José Aristodemo Pinotti – CAISM – Campinas SP. Especialização em Medicina Fetal pela EXTECAMP – Unicamp – Hospital da Mulher Dr José Aristodemo Pinotti – CAISM – Campinas SP. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO – AMB. Certificado de Área de Atuação em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR – AMB. Preceptor da Residencia Médica em Ginecologia e Obstetrícia – Santa Casa de Alfenas – Alfenas MG. Professor do Magistério Superior – Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – Alfenas MG, na área de Ginecologia e Obstetrícia.

email: gil.passos@unifal-mg.edu.br

 

Profa. Dra. Marília Gabriella Alves Goulart Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas. Concluiu mestrado e doutorado em Bioquímica no Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Fez o pós-doutoramento no Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunto C2 na Universidade Federal de Alfenas e docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos moleculares, sinalização celular e neurobiologia das Epilepsias e comorbidades associadas. Período de Licença Maternidade em 2011 e 2017.

email: marilia.pereira@unifal-mg.edu.br

 

REPRESENTANTE DISCENTE TITULAR

João Carlos Tavares da Costa

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) com previsão de conclusão em 2020. Foi presidente fundador da Liga Acadêmica de Psiquiatria da Universidade Federal de Alfenas (LAPS-UNIFAL) em 2015. Atuou no programa PET-SAÚDE: Redes de Atenção à Saúde, realizando pesquisas em Redes de Atenção Psicossocial: priorizando o enfrentamento de álcool, crack e outras drogas no município de Alfenas-MG entre 2014 e 2015. Foi bolsista do projeto de extensão Mentoring: Apoio ao Estudante de Medicina em 2017. Em 2018 atuou como monitor bolsista da disciplina Urgência e Emergência II da Faculdade de Medicina da Unifal-MG. Atualmente é membro da Liga Acadêmica Interprofissional de Urgência e Emergência (LIE) e da Liga Acadêmica de Cardiologia (LAC).

 

REPRESENTANTES DISCENTE SUPLENTE

Paulo Vítor Torres Lopes

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), cursando atualmente o 3° ano.