Histórico

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (FAMED) foi criada em 05 de dezembro de 2017 e desde então, obteve diversas conquistas. O curso de Medicina, lotado na FAMED, recebeu sua primeira turma em fevereiro de 2014 e atualmente é o mais concorrido do Processo Seletivo de Ingresso na Instituição, possuindo o maior ponto de corte. São oferecidas, anualmente, 60 vagas, com ingresso no início do primeiro semestre de cada ano. Ao todo, a graduação é realizada em 6 anos, em sistema semestral, dividida em 12 períodos, com aulas teóricas e práticas distribuídas em três ciclos: 1) Ciclo Educacional I: Bases biopsicossociais da prática médica e da atenção à saúde; 2) Ciclo Educacional II: Formas de atenção integral ao indivíduo e comunidade; e Ciclo Educacional III: Internato.

As atividades acadêmicas dos curso de Medicina são desenvolvidas na Sede da UNIFAL-MG em salas de aulas equipadas e laboratórios que atendem as demandas do Ciclo I do Curso de Medicina, a partir do terceiro período algumas aulas são realizadas nos Prédios I (laboratórios de habilidades e práticas simuladas) e no prédio J (Clínica de Especialidades Médicas) na Unidade Educacional Santa Clara – Alfenas. O Internato médico é desenvolvido em Alfenas-MG (atenção primária e secundária) e em Hospitais e Prontos Atendimentos conveniados a FAMED-UNIFAL nos municípios de Alfenas, Varginha, Guaxupé, Campos Gerais e Machado-MG.

O Curso de Graduação em Medicina tem como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.