Núcleo Docente Estruturante

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) – Composição: 

 

PROFA. DRA. GLÁUCIA DE OLIVEIRA MOREIRA – Professora do Magistério Superior – Presidente

Graduada em Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Volta Redonda – Fundação Osvaldo Aranha (1996); mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (2002) e doutora (PhD) em Ciências na área de Ensino em Saúde (2017), pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Lecionou no curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi Diretora Técnica do Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA) de Boa Vista/RR, Coordenadora Geral da Unidade Neonatal do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN) de Boa Vista/RR; tendo atuado também como Coordenadora da COREME e supervisora do PRM em Pediatria do HCS, e de Neonatologia do HMINSN. Foi tutora acadêmica do Programa de Integração Ensino e Serviço do Governo Federal (PET Saúde-Redes) na linha de Atenção à Saúde Indígena pela UFRR. Foi Tutora Acadêmica do Curso de Formação de Preceptores (MS/PROADI-SUS/Hospital Alemão Oswaldo Cruz) por cinco edições (2013-2017). É Fellow FAIMER 2013 (Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde, uma pós-graduação da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Programa Internacional da Pensilvânia). Tornou-se Instrutora do Curso de Reanimação Neonatal da SBP em 2012. Tem formação complementar em Pneumologia e Alergia Pediátricas, em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, ultrassonografia pediátrica e broncoscopia flexível pediátrica. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Pediatria no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), coordenadora do departamento de Pediatria, presidente da comissão de internato médico, membro do NDE da Faculdade de Medicina, gerente de programas e projetos de extensão universitária da UNIFAL-MG.

PROF. MS. ANDERSON DE CASTRO RIBEIRO – Professor do Magistério Superior

Médico graduado pela Universidade José do Rosário Velano (UNIFENAS-Alfenas). Possui Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira (SBCM-AMB). Especialista (Lato sensu) em Saúde Pública e em Gestão em Saúde/Administração Hospitalar pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Especialista (Lato sensu) em Farmacologia e em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Possui Mestrado em Biociências Aplicadas à Saúde (Área: Medicina II) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Atualmente está cursando o doutorado no Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde (UNIFAL). Médico Intervencionista concursado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Médico Plantonista dos setores de Urgência/Emergência e Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Universitário Alzira Velano. Professor Assistente da disciplina de Urgência e Emergência do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

 

PROF. ESP. ANDERSON MICHEL FURTADO – Professor do Magistério Superior

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, especialista (residência) em Psiquiatria Hospital Governador Israel Pinheiro, HGIP, Brasil. Professor da disciplina de saúde mental na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL.  

 

PROFA. DRA. CRISTIANE MENDES DA SILVA – Professora do Magistério Superior

Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (2004), residência em Clínica Médica pela UNESP (2007) e residência médica em Reumatologia pela UNICAMP (2009). Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atuação como médica reumatologista pela rede privada. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do magistério superior da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

PROFA. DRA. EVELISE ALINE SOARES – Professora do Magistério Superior

Doutora na área de ANATOMIA pelo programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). Mestre na área de ANATOMIA pelo programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2007). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS (2001). Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Possui experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária. Experiência como docente de graduação nas áreas morfológicas com ênfase em Anatomia Humana Sistêmica, Anatomia Humana Topográfica e Neuroanatomia. Pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: bioengenharia do tecido ósseo, efeitos de drogas sobre a regeneração óssea e biomecânica óssea, sendo membro do grupo de Pesquisa “Plasticidade e Regeneração do Tecido Ósseo” da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e do grupo “Biociências” da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

 

  PROFA. DRA. IARA BALDIM RABELO GOMES – Professora do Magistério Superior

Graduação em Medicina na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) em 2007. Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Universitário Alzira Velano, concluída em 2009. Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), concluída em 2011. Doutorado em Ciências pela Disciplina de Hematologia e Hemoterapia Escola Paulista de Medicna da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) concluído em 2018. Docente nas universidades José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Atuação médica em Hematologia com ênfase em anemias adquiridas e coagulação.

 

PROFA. DRA. LARISSA HELENA LOBO TORRES PACHECO – Professora do Magistério Superior

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Professora do Magistério Superior na disciplina de Farmacologia na Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmacologia e de Toxicologia, com ênfase na avaliação dos efeitos de xenobióticos no sistema nervoso central por meio de estudos pré-clínicos e clínicos.

 

PROFA. DRA. LÍVIA MARIA ROSATTO MODA – Professora do Magistério Superior

Possui graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado (2000) e Licenciatura (2004) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Ciências (Área de concentração Biologia Celular e Molecular) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Em 2011 atuou como Pesquisadora Visitante na Pennsylvania State University (PSU-State College, EUA) no Chemical Ecology Lab, sob supervisão da Dra Christina Grozinger. Concluiu seu primeiro pós-doutorado em 2012 no Laboratório de Biologia do Desenvolvimento de Abelhas, no departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, sob supervisão da Dra. Zilá Simões e o segundo pós-doutorado em 2013 no Laboratório de Biologia Animal Integrativa, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas sob supervisão do Dr. Angel Roberto Barchuk. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Biologia da Socialidade, professora adjunta nível 2 no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da Universidade Federal de Alfenas. É responsável pelas disciplinas Embriologia Aplicada à Medicina I e II e Bases Integradas da Medicina, no curso de Medicina; Embriologia, no curso de Fisioterapia e Embriologia Básica, no curso de Farmácia e Biologia do Desenvolvimento, no curso de Ciências Biológicas Bacharelado. Tem experiência nas áreas de: Embriologia/Biologia do Desenvolvimento, Genética Molecular, Morfologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise funcional e molecular de genes associados ao desenvolvimento do sistema nervoso, microscopia confocal e microscopia óptica de fluorescência, imunohistoquímica, hibridação in situ, genética e biologia molecular, biologia do desenvolvimento de insetos, biologia celular.