Núcleo Docente Estruturante

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) – Composição: 

 

PROFA. DRA. CRISTIANE MENDES DA SILVA – Professora do Magistério Superior

Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (2004), residência em Clínica Médica pela UNESP (2007) e residência médica em Reumatologia pela UNICAMP (2009). Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Atuação como médica reumatologista pela rede privada. Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do magistério superior da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

 

PROF. MS. ANDERSON DE CASTRO RIBEIRO – Professor do Magistério Superior

Médico graduado pela Universidade José do Rosário Velano (UNIFENAS-Alfenas). Possui Título de Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira (SBCM-AMB). Especialista (Lato sensu) em Saúde Pública e em Gestão em Saúde/Administração Hospitalar pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR). Especialista (Lato sensu) em Farmacologia e em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Possui Mestrado em Biociências Aplicadas à Saúde (Área: Medicina II) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Atualmente está cursando o doutorado no Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde (UNIFAL). Médico Intervencionista concursado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Médico Plantonista dos setores de Urgência/Emergência e Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Universitário Alzira Velano. Professor Assistente da disciplina de Urgência e Emergência do curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

 

 

PROFA. DRA. EVELISE ALINE SOARES – Professora do Magistério Superior

Doutora na área de ANATOMIA pelo programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). Mestre na área de ANATOMIA pelo programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2007). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS (2001). Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Possui experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária. Experiência como docente de graduação nas áreas morfológicas com ênfase em Anatomia Humana Sistêmica, Anatomia Humana Topográfica e Neuroanatomia. Pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: bioengenharia do tecido ósseo, efeitos de drogas sobre a regeneração óssea e biomecânica óssea, sendo membro do grupo de Pesquisa “Plasticidade e Regeneração do Tecido Ósseo” da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); e do grupo “Biociências” da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

 

  PROFA. DRA. IARA BALDIM RABELO GOMES – Professora do Magistério Superior

Graduação em Medicina na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) em 2007. Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Universitário Alzira Velano, concluída em 2009. Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), concluída em 2011. Doutorado em Ciências pela Disciplina de Hematologia e Hemoterapia Escola Paulista de Medicna da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) concluído em 2018. Docente nas universidades José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Atuação médica em Hematologia com ênfase em anemias adquiridas e coagulação.

 

PROF. DR. GERALDO JOSÉ MEDEIROS FERNANDES – Professor do Magistério Superior

 

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, Fundação Lusiada (Unilus) em 1975. Residência médica em Cirurgia Geral (1976-1977) na Casa de Saúde Santos (certificação pelo CRMMG). Mestrado em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), concluído em 1996 e doutorado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), concluído em 1999. Licenciatura em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), concluída em 2014. Professor doutor associado I da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) nas disciplinas de Anatomia I (Sistêmica) e II (Topográfica) e Neuroanatomia, aposentado em 2018. Atualmente é professor auxiliar de Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Tem experiência na educação em área da Saúde (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina), com ênfase em Anatomia Macroscópica e Neuroanatomia, atuando também nos seguintes temas: Terminologia Anatômica, História da Medicina, Anatomia Clínica e Cirúrgica, Anatomia Palpatória, Anatomia Seccional e Anatomia do Feto, Recém-nascido e Criança. Autor de livro sobre Eponímia e Etimologia em Anatomia.

 

PROFA. DRA. LARISSA HELENA LOBO TORRES PACHECO – Professora do Magistério Superior

Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Professora do Magistério Superior na disciplina de Farmacologia na Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmacologia e de Toxicologia, com ênfase na avaliação dos efeitos de xenobióticos no sistema nervoso central por meio de estudos pré-clínicos e clínicos.

 

PROFA. DRA. LÍVIA MARIS RIBEIRO PARANAÍBA – Professora do Magistério Superior

Possui graduação em Odontologia (UNINCOR-2003), especialização em Radiologia e Imaginologia Odontológica (FOB-USP-2005) e em Estomatologia (Hospital Heliópolis-2006). Mestre (2009) e Doutora (2010) em Estomatopatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP). Pós-Doutorado Júnior – PDJ pelo programa parcerias em pesquisa na Pós-Graduação – CNPq. Foi professora de Patologia Especial e Estomatologia da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes e, de Patologia Geral, Radiologia e Histopatologia Oral da Fundação Hermínio Ometto (Uniararas). Foi membro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unimontes/MG. Desde 2015 é professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), ministrando a disciplina de Patologia Geral e Bases Integradas da Medicina para o curso de Medicina. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG entre 2018 e 2021 e atualmente é membro permanente deste Programa. É membro da Câmara Técnica de Patologia Oral e Maxilofacial e Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais. Suas linhas de pesquisa são direcionadas à doenças de boca, manifestações orais do tratamento antineoplásico e teleodontologia.