Coordenação do Curso

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA

E-mail da secretaria da coordenação do curso de Medicina:  secretariacoordenacao.medicina@unifal-mg.edu.br

GESTÃO 2022 (junho) – 2024

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Cristina Bizinotto de Assunção

 

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas(2006). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) . Foi coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL durante 4 anos. Trabalhou em empresa privada no setor de controle de qualidade de vacinas. Seus projetos de pesquisa, desenvolvidos durante a pós-graduação, foram realizados junto ao grupo de pesquisa – Biologia da Reprodução e do Desenvolvimento, do depto. de Histologia e Embriologia IB/Unicamp. . Tem experiência na área da imunologia da reprodução, atuando principalmente nos temas: reprodução animal, células natural killer uterinas, anticorpos monoclonais, cultura de células.

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Maria Angélica Maia Gaiotto

Doutora em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) , Mestre em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP) , Titulo de Especialista em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior, Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Residência Medica em Ginecologia e Obstetrícia -Hospital Albert Sabin-Campinas-SP , Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas Dr José Antônio Garcia Coutinho-Pouso Alegre-MG . Atualmente é Professora de Magistério Superior da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia.

 GESTÃO 2020 (setembro) – 2022

Coordenadora: Profa. Dra. Sílvia Graciela Ruginsk Leitão

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP, ano de conclusão: 2003), Mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP, ano de conclusão: 2006) e Doutorado sanduíche em Fisiologia (FMRP-USP e Universidade de Flinders – Austrália, ano de conclusão: 2010). Concluiu recentemente o Pós-Doutorado em Fisiologia junto à FMRP, durante o qual realizou estágio de curta duração na Universidade de Bristol (The Henry Wellcome Laboratories for Integrative Neuroscience and Endocrinology) para o aprendizado da técnica de produção de vetores lentivirais. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas (MG), no nível Professor Adjunto.

  e-mail: silvia.leitao@unifal-mg.edu.br

 

Vice-coordenador: Prof. Dr. Edvaldo José Rodrigues Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), Pós-Graduação/Residência Médica em Neurocirurgia pela UNESP- Botucatu (1992), Pós-Graduação/Especialização em Neurocirurgia Funcional e Dor pela FMUSP-SP (1993), Médico visitante do Serviço de Neurocirurgia Funcional da Universidade de Freiburg- Alemanha (julho a agosto de 1994). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade José do Rosário Velano (2000). Doutorado em Cirurgia pela FMRP-USP (2006). Certificado de Atuação na Área de Dor (2013). MBA em Administração pela FUNDACE/FEA-USP RP (2015). Foi Prof. Responsável pelas Disciplinas de Neurologia e Neurocirurgia, além de Preceptor das Residências Médicas de Clínica Médica, Cirurgia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade José do RosárioVelano/UNIFENAS de 1994 a 2002. Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional no período de 1995-2003, Vice-Presidente no período de 2001-2003, Presidente no período de 2003-2005 e Coordenador do Departamento de Neurocirurgia Funcional e Dor da SBN / Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no período de 2003-2005. Neurocirurgião e Preceptor da Residência Médica de Neurocirurgia da Santa Casa de Ribeirão Preto de 2009-2017. Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Neurologia do IPEMED-Instituto de Pesquisa e Especialização Médica de 2012-2015. Neurocirurgião da Santa Casa de Sertãozinho de 2012- 2017. Atualmente atua como Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG (desde setembro/2017), Médico Contratado pelo HCFMRP-USP (desde dezembro de 2004), Neurocirurgião da Santa Casa de Alfenas/ Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (desde maio de 2002), dá assistência Neurológica a APAE de Carmo de Minas-MG (desde julho de 2004). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia e Tratamento da Dor.

  e-mail: edvaldo.cardoso@unifal-mg.edu.br

 GESTÃO 2019 – 2020

Coordenadora: Profa. Dra. Gláucia de Oliveira Moreira

Graduada em Medicina pelo Centro de Ensino Superior de Volta Redonda – Fundação Osvaldo Aranha (1996); mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (2002) e doutora (PhD) em Ciências na área de Ensino em Saúde (2017), pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Lecionou no curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi Diretora Técnica do Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA) de Boa Vista/RR, Coordenadora Geral da Unidade Neonatal do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN) de Boa Vista/RR; tendo atuado também como Coordenadora da COREME e supervisora do PRM em Pediatria do HCS, e de Neonatologia do HMINSN. Foi tutora acadêmica do Programa de Integração Ensino e Serviço do Governo Federal (PET Saúde-Redes) na linha de Atenção à Saúde Indígena pela UFRR. Foi Tutora Acadêmica do Curso de Formação de Preceptores (MS/PROADI-SUS/Hospital Alemão Oswaldo Cruz) por cinco edições (2013-2017). É Fellow FAIMER 2013 (Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde, uma pós-graduação da Universidade Federal do Ceará em parceria com o Programa Internacional da Pensilvânia). Tornou-se Instrutora do Curso de Reanimação Neonatal da SBP em 2012. Tem formação complementar em Pneumologia e Alergia Pediátricas, em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, ultrassonografia pediátrica e broncoscopia flexível pediátrica. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Pediatria no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), coordenadora do departamento de Pediatria, presidente da comissão de internato médico, membro do NDE da Faculdade de Medicina, gerente de programas e projetos de extensão universitária da UNIFAL-MG.

e-mail: glaucia.moreira@unifal-mg.edu.br

 

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Silvia Graciela Ruginsk Leitão

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP, ano de conclusão: 2003), Mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP, ano de conclusão: 2006) e Doutorado sanduíche em Fisiologia (FMRP-USP e Universidade de Flinders – Austrália, ano de conclusão: 2010). Concluiu recentemente o Pós-Doutorado em Fisiologia junto à FMRP, durante o qual realizou estágio de curta duração na Universidade de Bristol (The Henry Wellcome Laboratories for Integrative Neuroscience and Endocrinology) para o aprendizado da técnica de produção de vetores lentivirais. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Alfenas (MG), no nível Professor Adjunto.

  e-mail: silvia.leitao@unifal-mg.edu.br

 

GESTÃO 2016 – 2018

 Coordenador: Prof. Roberto Conde Santos

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Especialização em Ginecologia /Obstetrícia pelo HCRP/USP. Médico Ginecologista e Obstetra da Prefeitura Municipal de Alfenas. Sócio – Femina Serviços de Medicina Ltda. Diretor Financeiro do Hospital Imesa S.A. Delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. Professor Assistente da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL. Ex-Coordenador do Curso de Medicina da UNIFAL-MG 2016-2018. Coordenador Geral da Clínica de Especialidades Médicas-UNIFAL-MG. Vice Diretor da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG.

 e-mail: roberto.santos@unifal-mg.edu.br

Vice-coordenadora: Profa. Dra. Evelise Aline Soares

Doutora e Mestre na área de ANATOMIA pelo programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS (2001). Professora Adjunta  da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária: 1) ENSINO nas áreas morfológicas com ênfase em Anatomia Humana Sistêmica, Anatomia Humana Topográfica e Neuroanatomia, Deformidades Craniofaciais e laboratório de habilidades e comunicação; 2) EXTENSÃO atuação em Ligas acadêmicas de Hipertensão, Diabetes, Diagnóstico por Imagem e ORL e 3) PESQUISA nas linhas relacionadas a bioengenharia do tecido ósseo, efeitos de drogas sobre a regeneração óssea e biomecânica óssea e morfologia. Membro do grupo de Biociências e do grupo Matriz Extracelular da UNIFAL-MG.

e-mail: evelise.soares@unifal-mg.edu.br

 

GESTÃO 2014 – 2016

Coordenadora: Profa. Dra. Evelise Aline Soares

Doutora e Mestre na área de ANATOMIA pelo programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2011). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS (2001). Professora Adjunta  da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária: 1) ENSINO nas áreas morfológicas com ênfase em Anatomia Humana Sistêmica, Anatomia Humana Topográfica e Neuroanatomia, Deformidades Craniofaciais e laboratório de habilidades e comunicação; 2) EXTENSÃO atuação em Ligas acadêmicas de Hipertensão, Diabetes, Diagnóstico por Imagem e ORL e 3) PESQUISA nas linhas relacionadas a bioengenharia do tecido ósseo, efeitos de drogas sobre a regeneração óssea e biomecânica óssea e morfologia. Membro do grupo de Biociências e do grupo Matriz Extracelular da UNIFAL-MG.

e-mail: evelise.soares@unifal-mg.edu.br

 

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Geraldo José Medeiros Fernandes

Graduação em Medicina pela Fundação Lusiada (Unilus) em 1975. Residência médica em Cirurgia Geral (1977) na Casa de Saúde Santos. Mestrado em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) em 1996 e doutorado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) em 1999. Licenciado em História pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em 2014. Professor doutor associado I da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) nas disciplinas de Anatomia I (Sistêmica) e II (Topográfica) e Neuroanatomia, aposentado em 2018. Tem experiência na educação em área da Saúde (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina), com ênfase em Anatomia Macroscópica e Neuroanatomia, atuando também nos seguintes temas: Terminologia Anatômica, História da Medicina, Anatomia Clínica e Cirúrgica, Anatomia Palpatória, Anatomia Seccional e Anatomia do Feto, Recém-nascido e Criança. Autor de livro sobre Eponímia e Etimologia em Anatomia.

e-mail: geraldo.fernandes@unifal-mg.edu.br