Departamento de Apoio Pedagógico – DAP

O Departamento de Apoio Pedagógico – DAP é a unidade da Pró-reitoria de Graduação responsável por oferecer apoio pedagógico aos cursos de graduação oferecidos na UNIFAL-MG, visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.

apoiopedagogico.prograd@unifal-mg.edu.br

Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 700
Prédio O-305, Centro.
Alfenas – MG – CEP 37130-001

Responsáveis

Luciana Maria Oliveira Ribeiro
Pedagoga
Coordenadora do DAP

E-mail: luciana.oliveira@unifal-mg.edu.br

Edna de Oliveira
Pedagoga

Celular e Whatsapp: (35) 99916-5574

E-mail:  edna.oliveira@unifal-mg.edu.br

Segunda – feira (Presencial): 13h às 17h
Terça – feira (Teletrabalho): 7h30 às 11h30
Quarta – feira (Teletrabalho): 7h30 às 11h30
Quinta – feira (Teletrabalho): 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Observação: A servidora encontra-se em Regime Especial de Cumprimento de Jornada de Trabalho.

Gentil Cândido da Silva
Pedagogo

E-mail: gentil.silva@unifal-mg.edu.br

Regina Aparecida Correa
Técnica em Assuntos Educacionais

De Segunda – Feira a Quinta – Feira (Presencial): 13h ás 17h

E-mail: regina.correa@unifal-mg.edu.br

Planejamento Curricular (PPC)

O Departamento de Apoio Pedagógico é responsável pelo assessoramento no planejamento curricular e análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UNIFAL-MG.

As atividades de Planejamento Curricular se destinam a orientar os órgãos responsáveis pela construção, acompanhamento e avaliação dos currículos dos cursos de graduação, em especial os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e os Colegiados dos Cursos, nas questões normativas e pedagógicas relativas a tais currículos, de forma a aprimorar a construção dos PPC na instituição.

Para saber mais sobre o trâmite de análise e avaliação de PPC acesse as Diretrizes Institucionais para Gestão de PPC.

PRODOC

O Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC) tem por objetivo propiciar aos docentes da UNIFAL-MG, oportunidades de aprimoramento, atualização e melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da prática docente, e é regulamentado pela Resolução 029/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

O Departamento de Apoio Pedagógico é o setor responsável pelas ações de desenvolvimento profissional docente na UNIFAL-MG, e realiza atividades do Projeto Institucional do PRODOC (PIDoc.

Para saber mais, acesse a Página do PRODOC.

Veja as atividades de formação do PRODOC e retire certificados pelo Sistema.

Atendimento Pedagógico

Atendimentos referente a formação pedagógica docente

Acesse a página do PRODOC para acesso à Resolução.

Acesse o sistema PRODOC para acesso às formações com inscrições abertas ou acesso aos certificados.

Se houver dúvidas, procure atendimento por mensagem eletrônica (apoiopedagogico.prograd@unifal-mg.edu.br).

Atendimento Docente

Para solicitar assessoramento didático-pedagógico, os docentes podem solicitar atendimento por mensagem eletrônica (apoiopedagogico.prograd@unifal-mg.edu.br ou por telefone ((35) 3701-9212).

Atendimento Curricular

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos devem ser enviados para avaliação à Prograd, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para solicitar assessoramento pedagógico nas questões curriculares, os NDE ou Colegiados podem solicitar atendimento por mensagem eletrônica (apoiopedagogico.prograd@unifal-mg.edu.br ou por telefone ((35) 3701-9212).