PET

O que é?
Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES com o nome Programa de Treinamento – PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim,   proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.


Objetivo
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, conta com dez grupos PET, distribuídos em diversas áreas do conhecimento, presentes nos três campi da Instituição.

PET Biologia


O PET-Biologia da Unifal-MG iniciou suas atividades em 2009, conta hoje com 18 petianos sendo 12 bolsistas, 6 voluntários e um professor tutor. O grupo desenvolve atividades em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, sendo estas de: ensino, destinadas aos membros da comunidade Unifal-MG; extensão, especialmente, em escolas públicas de Alfenas e pesquisa coletiva e individual, incentivando todos os membros a participarem de diversos grupos de pesquisa da instituição. Além disso, há as atividades coletivas, desenvolvidas em conjunto com os demais grupos PET da instituição, tais como: cinePET, mural do PET entre outras.

Saiba mais

E-mail: pet.biologia@unifal-mg.edu.br

Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Tutor: Prof. Dr. Sandro Barbosa         E-mail: sandro.barbosa@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-9696

PET Enfermagem

O grupo PET-Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, criado desde o ano de 1991, tem o objetivo de contribuir para uma formação ampla, crítica e reflexiva, propiciando aos acadêmicos atuarem como agentes transformadores da realidade social. As atividades desenvolvidas pelo grupo são fundamentadas na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e proporcionam a aquisição de conhecimentos e uma diversidade de experiências não só ao aluno bolsista, mas a outros acadêmicos do curso e da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG.

Tutor: Profa. Dra. Erika de Cassia Lopes Chaves          E-mail: erika.chaves@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-9471

Saiba mais

PET Farmácia

O PET Farmácia da UNIFAL-MG foi  criado em 1991, sendo o primeiro PET da Instituição. Hoje está sob responsabilidade da Profª Dra. Fernanda Borges de Araujo Paula e conta com a participação de doze bolsistas. Vem confirmando o papel do farmacêutico desde a sua formação na graduação, buscando desenvolver atividades que integrem o profissional e a comunidade. Com isso haverá a formação de profissionais mais ativos e críticos, que vão colaborar com a evolução da saúde no país.

Tutora: Profa. Dra. Fernanda Borges de Araujo Paula          E-mail: fernanda.paula@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-9505

Saiba mais

PET Fisioterapia

O PET Fisioterapia, iniciou suas atividades em dezembro de 2010, é o primeiro grupo de fisioterapia do sudeste. Visamos contribuir para a ampla formação acadêmica valorizando os aspectos de cidadania e consciência social. São desenvolvidas atividades que estimulam a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de ações interprofissionais aplicadas a comunidade, a promoção da interação entre ensino, pesquisa e extensão de modo a contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural e científico dos acadêmicos. Esse programa tem ligação com alguns projetos de extensão, contando com pelo menos um petiano em cada um deles.

Tutor: Prof. Dr. Leonardo César Carvalho          E-mail: leonardo.carvalho@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-1910

Saiba mais

PET Letras

O PET – Conexões de Saberes – LETRAS da UNIFAL-MG foi criado em 2010 sob a tutoria da Professora Rosângela Rodrigues Borges e conta com a participação de doze bolsistas de todas as modalidades e habilitações do curso de Letras.O Curso de Letras objetiva formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos estudos linguísticos e literários, compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

Tutora: Profa. Dra. Katia Aparecida da Silva Oliveira          E-mail: katia.oliveira@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-9685

Saiba mais

PET Nutrição

O Grupo PET Nutrição da UNIFAL-MG foi criado em 2007 mediante aprovação da proposta submetida pela Profa. Valéria Cristina Ribeiro Vieira ao Edital 04/2007 MEC/SESu/DIPES. Com enfoque no eixo temático Segurança Alimentar e Nutricional e tendo como missão o aprimoramento da formação acadêmica e cidadã, o grupo vem atuando, desde então, com vistas ao enriquecimento curricular de petianos e não petianos.

Tutora: Profa. Dra. Cristiane da Silva Marciano Grasselli          E-mail: cristiane.grasselli@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-9743

Saiba mais

PET Odontologia

Formado em 1991, o PET-Odontologia é um programa de comprovada excelência, o qual se compromete fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com ensino, cultura, pesquisa e extensão formando cidadãos que aprendem a trabalhar em equipe, a irradiar o espírito de liderança e comprometidos com a geração de conhecimento.

Tutora: Profa. Dra. Marcela Filié Haddad          E-mail: marcela.haddad@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3701-9417

Saiba mais

PET Conexões de Saberes - Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional


O Grupo PET-Conexões de Saberes Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional foi criado em 2010 sendo composto por 12 discentes bolsistas e 6 não bolsistas. O Grupo é voltado a estudantes oriundos de comunidades populares e tem como objetivo ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, sob a perspectiva das Tecnologias Sociais (TS). Dentre os projetos desenvolvidos merecem destaque: “Cursinho Saberes – ENEM”, “Tecnologias Sociais no bairro Jardim Kennedy II”, “Café com Palestra”, “CinePET”, “Xadrez nas Escolas Públicas”, dentre outros.

Para saber mais:
Site do Grupo

Email: petconexoespcaldas@gmail.com

Redes sociais:
Facebook
Instagram
YouTube

Tutor: Prof. Dr. Rodrigo Corrêa Basso
E-mail: rodrigo.basso@unifal-mg.edu.br
Fone: (35)3697-4710

 

PET Ciência

O grupo PET Ciência da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, foi criado em 2010 sob a tutoria do Prof. Dr. Rodrigo Fernando Costa Marques, sendo composto por 12 discentes bolsistas e 8 discentes não bolsistas. Como está vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, o objetivo principal do grupo é a divulgação da Ciência para a sociedade, desenvolvendo projetos baseados nos três pilares do PET: Ensino, Pesquisa e Extensão. Entre os projetos desenvolvidos, estão o grupo de teatro Ciência no Palco, o Blog “Ciência na Rede” e o site “PET na Rede”, o Laboratório Piloto, o Projeto de Fotografia “Sob o Olhar da Ciência” e o projeto “Um dia na UNIFAL”. 

Tutor: Profa. Dra. Adriana Maria Imperador          E-mail: adriana.imperador@unifal-mg.edu.br          Telefone: (35) 3697-4756

Saiba mais

PET BICE

O Programa de Educação Tutorial  do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia – PET BICE foi criado em dezembro de 2010. O grupo é formado por no mínimo 12 membros e um(a) tutor(a), e tem como objetivo a realização de projetos que complementem a formação acadêmica dos discentes da UNIFAL campus Varginha e que beneficie à toda a comunidade.

Tutor: Prof. Dr. Dimitri Augusto da Cunha Toledo           E-mail: dimitri.toledo@unifal-mg.edu.br           Telefone: (35) 3219-8620

Saiba mais