Mobilidade Acadêmica

O que é?

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica (PMA) é um convênio promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES de abrangência nacional, voltado para estudantes que cursam a Graduação. Está direcionado somente aos alunos regularmente matriculados na UNIFAL-MG ou na IFES de origem e ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem, e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Passo a passo para o envio de alunos da UNIFAL-MG para outras IFEs

Como participar

Para participar do Programa ANFIDES de Mobilidade Acadêmica (PMA), o aluno da UNIFAL-MG interessado deve preencher o Formulário de Requerimento para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica – PMA, disponível para “download” logo abaixo, e encaminhá-lo via protocolo à Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG.
Para saber mais detalhes sobre como é todo o processo de aprovação da mobilidade acadêmica consulte a documentação apresentada abaixo

Prezado aluno, caso tenha alguma dúvida, ela pode ser encaminhada à coordenação do programa pelo e-mail: mobilidade@unifal-mg.edu.br

Coordenação

Coordenador – Cláudio Umpierre Carlan
Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais
Telefone: (35) 3701 – 9013
E-mail: claudio.carlan@unifal-mg.edu.br

 

Pró-Reitoria de Graduação
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700
Centro – Alfenas/MG – CEP: 37130-000
Telefone: (35) 3701-9211
E-mail: grad@unifal-mg.edu.br / mobilidade@unifal-mg.edu.br

Documentos

Notícia (14/09/2020 às 13h02)
UNIFAL-MG suspende abertura de Editais de Mobilidade Acadêmica para 2021/1.

Acompanhando a decisão do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), a Universidade decidiu suspender as aulas presenciais de graduação e de pós-graduação por tempo indeterminado, a partir do dia 18 de março de 2020Confira Nota à Comunidade Acadêmica.
Desse modo, ainda que boa parte das disciplinas tenham sido retomadas na UNIFAL-MG por meio de Ensino Remoto Emergencial, a estrutura de oferta é incompatível com a proposta de intercâmbio de discentes vindo de outras instituições. Somado a isso, a maioria das IFES signatárias adotaram retomadas exclusivas para seus discentes nativos e também não abriram inscrições.
A Pró-Reitoria de Graduação agradece aos(às) possíveis candidatos(as) pelo interesse e pela compreensão e se compromete a restabelecer as inscrições a partir de quando o calendário presencial for retomado.

Saiba mais!