Clube de Trocas da ITCP/UNIFAL-MG

Entre as ações de extensão se encontra o projeto Clube de Trocas da ITCP/UNIFAL-MG, que desde de 2011, permite a socialização, o estabelecimento de relações solidárias de trocas e a experimentação artística-cultural por meio da Economia Solidária. Trata-se de um espaço no qual os participantes trocam produtos, serviços e saberes sem o uso de dinheiro, de forma autogestionária, cooperada e solidária. Além disso, os clubes de troca se apresentam também como espaços para socialização e experimentação cultural, uma vez que nas suas dependências são estreitados vínculos de contato interpessoal e realizadas ações culturais e artísticas.

As edições do Clube de Trocas da ITCP/UNIFAL-MG contam com quatro principais momentos:

1º. Incialmente, é animada uma rodada de apresentação dos participantes e do que possuem para as trocas.

. Depois das apresentações, há o desenvolvimento de um espaço de formação, tanto a respeito da Economia solidária e seus princípios, como a respeito da origem dos Clubes de Trocas, importância e implicações.

. Em sequência, as trocas são efetivamente iniciadas entre os participantes de modo autogestionário, cooperado e solidário, permitindo a socialização e o crescimento coletivo. As trocas são diretas, sem o emprego de equivalentes em dinheiro, mas a partir da utilidade das trocas para os participantes, segundo suas necessidades.

. São realizadas diferentes performances e atividades artísticas e culturais, como grupos de dança de rua, oficinas de forró, declamações literárias, as mais diversificadas apresentações musicais, murais livres para o exercício artístico pessoal, varais literários, palco aberto e demais possibilidades que compõem um ambiente construtivo, agradável e descontraído.

. As edições do Clube de Trocas encerram-se, habitualmente, como uma roda de reflexão em relação ao que foi realizado. Motivando os participantes a compartilharem os conhecimentos, experiências e aprendizados adquiridos.