I Encontro de Economia Solidária, Trabalho e Lutas Sociais

O I Encontro de Economia Solidária, Trabalho e Lutas Sociais, foi realizado na UNIFAL-MG, campus Varginha, durante os dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2017.

Dia 05/12 das 18h às 18h30min, ocorreu o credenciamento, e, em seguida, às 18h30min, a cerimônia de abertura. A partir das 19h, foi realizada a palestra inaugural de tema “Revolução Russa e as lutas emancipacionistas”, com o saudoso Prof. Augusto Buonicore, da Fundação Maurício Grabois (FMG) e mediação do Prof. Dimitri Augusto da Cunha Toledo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Ao término do primeiro dia, ocorreu um café para socialização entre os participantes.

O segundo dia do evento, 06/12, contou a realização do Clube de Trocas da ITCP/UNIFAL-MG, às 17h. Às 19h, foi realizada a mesa redonda “Economia Solidária: mobilizações políticas e sociais contemporâneas”, com o Prof. Benedito Anselmo Martins de Oliveira, da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Prof. Daniel Calbino Pinheiro, também da UFSJ, e mediação da Profa. Ana Carolina Guerra (UNIFAL-MG).

Durante o último dia, 07/12, às 15h30min, foi realizado Cine PET com exibição e discussão do filme “O Jovem Marx”, com comentários de Elton Rosa, à época, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGSP/UNIFAL-MG). Às 19h, foi realizada a segunda mesa redonda “Violências, mulheres e agricultura familiar”, com a Profa.  Maria Lourdes Souza de Oliveira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Luciana da Silva Oliveira, então doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a mediadora Mariana Jária Martins, também, à época, mestranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seguida, foi realizado encerramento oficial do evento, com um café para socialização entre os participantes. Durante todos os dias os dias do evento, foi realizada uma feira para comercialização dos produtos dos Empreendimentos Econômicos

Solidários.