Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários

A metodologia de incubação utilizada pela ITCP/UNIFAL pauta-se na articulação entre a pesquisa-ação e a educação popular com vistas à interação dialógica e aprendizado conjunto para a autogestão dos Empreendimentos Econômicos Solidários. Diante das demandas apresentadas pelos trabalhadores desses empreendimentos, considera-se a pesquisa-ação como uma forma adequada de abordar o trabalho na relação universidade-sociedade, possibilitando a construção de uma relação dialógica.

As  etapas  componentes do processo de incubação da ITCP/UNIFAL-MG podem ser descritas em três fases ou categorias de ação não estanques:

1. Contato inicial com os trabalhadores do futuro Empreendimento Econômico Solidário ou Empreendimento Solidário já existente (caracterização)

No processo inicial, a equipe da incubadora buscará dialogar com os trabalhadores, conhecendo suas demandas e expectativas, expondo e adaptando conjuntamente a proposta de incubação. O contato inicial é importante para sensibilizar os trabalhadores a respeito da ação extensionista proposta, indicando que se trata de uma ação conjunta, demandando o envolvimento dos trabalhadores em papel ativo, e o comprometimento comum com a inclusão e a emancipação social pela Economia Solidária.

2. Pesquisa-ação participativa para o atendimento das demandas dos trabalhadores (organização)

Com base na educação problematizadora e comprometida com a libertação, e pela pesquisa-ação participativa, busca-se o alcance das demandas dos trabalhadores por meio de oficinas e da troca constante de experiências e saberes entre grupo popular-universidade, estabelecendo-se assim certa relação dialógica de educação com vistas à construção do empreendimento solidário e ao alcance de suas finalidades sociais. O processo de incubação deve se voltar para a inclusão social e emancipação dos trabalhadores, a fim de que os mesmos possam autogerir seu empreendimento.

3. Desincubação e autogestão do empreendimento solidário (ação gestora)

A partir do momento em que os próprios trabalhadores encontram-se praticando a autogestão e com vistas à emancipação, a ITCP/UNIFAL-MG, alinhada à pesquisa-ação participativa, busca iniciar o processo gradativo de desincubação. A incubadora se esforça no sentido de manter contato com os trabalhadores e seus empreendimentos a fim de que eles se tornem multiplicadores da Economia Solidária, agindo com base na educação emancipadora com relação a outros grupos que ainda estejam em processo de incubação em favor da articulação de redes de empreendimentos pertencentes ao movimento de Economia Solidária.

Nesse processo, a ITCP/UNIFAL-MG pode contribuir com Empreendimentos Econômico Solidários apoiando em temas como:

– Diagnósticos internos;

– Escolha da natureza jurídica;

– Formalização;

– Elaboração do estatuto e regimento;

– Fortalecimento do trabalho coletivo;

– Processo de gestão;

– Formação de preços;

– Venda de produtos;

– Estabelecimento de parcerias com entidades públicas;

– Formação social, política e econômica;

– Diversas oficinas e cursos personalizados; e

– Muitos mais.