Em razão da pandemia de COVID-19 e da necessidade de distanciamento/isolamento social para conter a propagação do vírus, o III Encontro de Economia Solidária, Trabalho e Lutas Sociais: 10 anos ITCP/UNIFAL-MG, foi realizado remotamente entre os dias 22, 23 e 24 de novembro de 2021, em edição especial e comemorativa pelos 10 anos de atuação da ITCP/UNIFAL-MG.

No dia 22/11, às 18h30min, ocorreu a cerimônia de abertura. Em seguida, às 19h, foi realizada a primeira mesa: “Economia Solidária: desafios e potencialidades em tempos de pandemia”, com a Profa. Aline Mendonça dos Santos, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Sr. Jairo dos Santos (Secretário Executivo da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e atuante na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia), e mediação da Profa. Ana Carolina Guerra (UNIFAL-MG).

As atividades do dia 23/11 foram abertas, às 15h, com o Cine PET, no qual ocorreu a exibição e discussão dos curtas: “ABC da Greve” e “Emprego”, com o debatedor: Prof. Orestes Toledo, Historiador do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), e mediação de Guilherme Lourenço, discente da UNIFAL-MG. Em sequência, às 19h, foi realizada a palestra “Trabalho e tendências contemporâneas: uberização e novas formas de acumulação capitalista”, com a Profa. Deise Ferraz, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e mediação de Kaio Lucas da Silva Rosa, discente da Universidade Federal de Alfenas (UFMG).

No dia 24/11, às 17h, ocorreu a “Solenidade de comemoração dos 10 anos da ITCP/UNIFAL-MG”, com a cerimônia de descerramento da placa comemorativa e a presença da equipe da ITCP/UNIFAL-MG e autoridades universitárias. Às 19h foi realizada a palestra “A urgência de se (re)viver a democracia e o papel das mobilizações sociais e populares”, com o Sr. Flávio Dino de Castro e Costa, Governador do Maranhão, e mediação do Prof. Dimitri Augusto da Cunha Toledo, docente da UNIFAL-MG. Em seguida, ocorreu o encerramento com a coordenação do evento.