Ações de extensão

A ITCP/UNIFAL-MG compreende que apenas analisar, sistematizar e publicar resultados extraídos do contato com a realidade empírica é insuficiente, sendo necessárias ações pautadas por relações dialógicas com a sociedade. A assim, a orientação adotada pela ITCP/UNIFA-MG atribui à atuação extensionista um importante papel transformador para emancipação dos grupos sociais populares, que se estabelece pelo intercâmbio entre a universidade e a comunidade na qual ela está inserida de modo indissociado ao ensino e à pesquisa.

A ITCP/UNIFAL-MG segue e pratica a delimitação do conceito de extensão universitária delimitada durantes os trabalhos dos XXVII e XXVIII Encontros Nacionais do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, em 2009 e 2010: “a Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”.

As principais ações de extensão desenvolvidas pela ITCP/UNIFAL-MG são os projetos de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários, buscando gerar trabalho, renda e transformação social pela Economia Solidária. E o projeto de extensão Clube de Trocas da ITCP/UNIFAL-MG, cuja execução permite  o estabelecimento de relações solidárias de trocas, a socialização e a experimentação artístico-cultural.

Nenhuma descrição de foto disponível.