Seleção – Monitores

Edital 25/2022

A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG comunica aos interessados a abertura das inscrições para o processo seletivo para o exercício de Monitoria Voluntária e Monitoria Remunerada, para o segundo semestre de 2022 nas Disciplinas relacionadas abaixo:

1 Das Inscrições

1.1 As inscrições serão realizadas pelo(a) aluno(a) por meio do Sistema Acadêmico, no período de 00h00 do dia 13 de setembro às 23h59 de 19 de setembro de 2022.
1.2 O tutorial que descreve os procedimentos para a realização da inscrição estará disponível no endereço: http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/monitoria e na tela de inscrições do aluno no Sistema Acadêmico.

2 Do Exame

2.1 A avaliação ocorrerá simultaneamente em todas as Unidades Acadêmicas no dia 21 de setembro de 2022 às 17h00.
2.2 Conteúdo Programático, Tipo de Avaliação e Plano de Trabalho: a serem estabelecidos pelo Professor responsável pela disciplina, de acordo com a Regulamentação do Programa de Monitoria da UNIFAL-MG, divulgados aos candidatos no ato da inscrição no Sistema Acadêmico.

3 Da Seleção

3.1 A seleção será feita mediante realização obrigatória de avaliação específica da disciplina, exigindo-se a nota mínima 6,0 (seis) para aprovação.
3.2 No caso de candidatos com notas finais iguais, terá preferência aquele que tiver maior coeficiente de desempenho acadêmico (CDA), comprovado pelo histórico escolar que deve ser acessado pelo Comitê.
3.3 É vedada a participação no Processo de Seleção do acadêmico que não obtiver aprovação na disciplina.
3.4 É vedada a aprovação de candidato que esteja vinculado (ativo) em monitoria do Edital anterior..

4 Dos Resultados

4.1 Os docentes deverão lançar os resultados com notas dos alunos referentes à cada disciplina solicitada no sistema acadêmico no período de 22 a 26 de setembro de 2022 atribuindo-lhes, inclusive, o status conforme o quadro a seguir:

Status
Significado
Aprovado(a)
Candidatos aprovados (nota > ou = a 6,0) com a maior pontuação dentro do número de vagas solicitadas
Classificado(a)
Candidatos aprovados (nota > ou = a 6,0) que excederam o número de vagas solicitadas
Reprovado(a)
Candidatos reprovados (nota < 6,0)
Ausente

4.2 Os comitês avaliadores deverão, de acordo com os critérios definidos por sua Unidade, atribuir no Sistema Acadêmico as bolsas aos alunos no período de 27 de setembro de 2022 (até as 14h00).
4.3 Os resultados serão publicados no dia 28 de setembro de 2022, após as 15h00, no endereço www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital.

5 Dos Recursos

5.1 Do resultado final caberá recurso. O recurso deverá ser interposto no dia 29 de setembro de 2022 por email “programas.prograd@unifal-mg.edu.br”, dirigido à Pró-Reitoria de Graduação.
5.2 O recurso deverá conter no título do e-mail “Recurso Monitoria 2022/1”, nome completo do(a) discente, nº de matrícula, nome e código da disciplina para a qual se inscreveu e descrição do recurso.

6 Do Exercício da Monitoria Voluntária ou Remunerada

6.1 As atividades de monitoria serão válidas somente para o primeiro semestre letivo de 2021, conforme o art. 6º da Regulamentação do Programa de Monitoria e deverão ter início no dia 04 de outubro de 2022.
6.2 O termo de compromisso deverá ser emitido pelo candidato por meio do sistema acadêmico e impresso em 02 (duas) vias a serem entregues assinadas pelo aluno e seu orientador ao Comitê de Monitoria até o dia 04 de outubro de 2022.
6.3 Os membros dos Comitês e seus e-mails estão relacionados no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/monitoria/comites/
6.4 O(A) discente que não emitir o termo de compromisso até a data supracitada será considerado desistente e não terá sua monitoria ativada pelo Comitê.
6.5 Os candidatos aprovados deverão cumprir o Plano de Trabalho elaborado para as atividades de monitoria pertinentes à disciplina, de acordo com a Resolução do CEPE nº 017 de 12 de maio de 2017.
6.6 O exercício da monitoria poderá ser cancelado, de acordo com o parágrafo único do Art. 9º da Regulamentação do Programa de Monitoria.

7 Da distribuição de bolsas da Monitoria Remunerada

Instituto de Ciências Exatas
12 bolsas

7.1 Os critérios para a distribuição das bolsas remuneradas pela Unidade serão definidos e divulgados pelo Comitê Avaliador de cada Unidade Acadêmica ou pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis no caso de Matemática Básica (DCE668), antes da realização da avaliação.
7.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Alfenas, 12 de setembro de 2022.
WELLINGTON FERREIRA LIMA
Pró-Reitor de Graduação