Metodologia do PDI (2021-2025)

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é a manifestação do planejamento estratégico da instituição. O Regimento Geral da UNIFAL-MG atribui à Proplan a responsabilidade de coordenar a proposta do PDI para o período de 2021 a 2025. A coordenação do trabalho se dá pelo uso da metodologia descrita nesta página e de um cronograma de atividades. Ambos, cronograma e metodologia foram aprovados na reunião do Comitê de Governança, Riscos, Controle e Integridade (CGRCI) no dia 28/05/2020.

Uma parte muito importante do PDI diz respeito aos ojetivos, indicadores e metas em nível estratégico, classificados em eixos temáticos:

  1. Ensino;
  2. Pesquisa;
  3. Extensão;
  4. Qualidade de Vida na Universidade;
  5. Gestão, Inovação e Internacionalização;
  6. Sustentabilidade (financeira, ambiental e social).

A participação da Comunidade acadêmica na definição dos objetivos, indicadores e metas é de suma importância.

Assim como em anos anteriores, a CDI/Proplan tem priorizado o processo transparente, democrático e participativo da comunidade acadêmica. Alinhado a este processo, a CDI/Proplan terá um trabalho inicial produzindo diretrizes dos principais temas abordados na Universidade dividido entre os Eixos Temáticos e disponibilizando diversos objetivos e indicadores possíveis de serem mensurados.

A partir desse trabalho inicial de produção de informações, Grupos de Trabalho (GTs) serão formados com a participação de gestores, representantes das Unidades Acadêmicas, dos Técnicos Administrativos e de discentes, preferencialmente, de áreas do conhecimento distintas, no âmbito de cada grupo, mas com conhecimento dos assuntos relacionados aos Eixos Temáticos. Os GTs, com base nas diretrizes sugeridas pela CDI/Proplan, apresentarão uma proposta de objetivos, indicadores e metas a serem alcançados no período.

Uma versão inicial do novo PDI,  denominada documento base, que incluirá os resultados dos GTs,  será apresentada em um Seminário Público e ficará disponível para toda a comunidade da Universidade para sugestões, inclusões, exclusões e ajustes. Após o período de apreciação pela comunidade, será produzido um novo documento que incorpore as considerações da comunidade acadêmica que forem julgadas pertinentes pela CDI/Proplan e pelo CGRCI e um relatório sobre a participação da comunidade no processo. Este documento, criado com participação da comunidade acadêmica, será submetido ao Conselho Universitário que, pelo Regimento Geral, delibera sobre o PDI e no qual procederá ao debate sobre essa matéria tão importante para a Universidade.