Visitar o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL (MMP)

O prédio do Museu de Memória e Patrimônio (MMP) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) divide atualmente o seu espaço com o Museu de História Natural, o Espaço Ciências e o Centro de Documentação da UNIFAL-MG.
Neste prédio estão localizadas exposições permanentes como: Recortes da EFOA a UNIFAL-MG, História Natural e a Macrocélula, exposições itinerantes e temporárias, além de uma sala de aula onde ocorrem oficinas e cursos diversos.
As visitas do público em geral ocorrem no primeiro final de semana de cada mês. No sábado das 18 às 21h junto ao projeto “Uma noite no Museu” e no domingo das 9 às 12h junto ao projeto “O Museu e a Feira”. As atividades do final de semana serão divulgadas com uma semana de antecedência nas redes sociais do Museu.
Escolas e pequenos grupos podem agendar visitas durante a semana de acordo com a agenda de exposições e oficinas diretamente através do WhatsApp do museu. O tempo da visitação varia dependendo do número de espaços agendados e faixa etária do grupo, sendo que todas as visitas são guiadas por monitores previamente treinados. A programação para estas visitas será combinada durante o contato para agendamento, diretamente com o responsável pelo grupo, e de acordo com a disponibilidade do museu.
Escolas também podem agendar visitas com o objetivo de oferecer aulas dinâmicas, abordando temas com enfoques personalizados utilizando os espaços museais.
Contatos:
Telefone e whatssap: (35) 99153-0525
Email: mmp@unifal-mg.edu.br
Instagram: museumemoriapatrimoniounifalmg
Facebook: museu da memória e patrimônio
População, profissionais da educação, professores, diretores, coordenadores, estudantes universitários em estágio docente.
As visitas agendadas são para maiores de 4 anos e precisa ser acompanhada de responsáveis.
1. Agendar a visita ao Museu
Fazer o agendamento por e-mail ou WhatsApp para visitar o Museu de Memória e Patrimônio.
Os grupos podem ser de 10 a 80 pessoas dependendo das atividades agendadas, sendo no máximo 20 pessoas por espaço ou atividade agendada.
Canais de prestação |
E-mail: mmp@unifal-mg.edu.br WhatsApp: (35) 99153-0525 |
Tempo de duração da etapa |
Atendimento imediato dependendo da demanda |
2. Realizar a visita
Visitar os espaços das exposições permanentes e/ou itinerantes. Participação em palestras, cursos e oficinas.
Canais de prestação |
Presencial: Praça Dr. Emílio Silveira, 14, Alfenas – MG Tempo estimado de espera: até 15 minuto(s) |
Documentação |
|
Tempo de duração |
Entre 1 e 4 hora(s) sendo 1h por espaço ou atividade agendada. |
Quanto tempo leva para organizar a visita?
O tempo entre o agendamento da visita e a realização da mesma é variável de acordo com a demanda de cada mês.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
E-mail: mmp@unifal-mg.edu.br
Telefone/WhatsApp: (35) 99153-0525
Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O-411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas e adequadas ao serviço e ao atendimento.
O Museu está instalado em um prédio antigo e existem algumas dificuldades para atendimento de alguns casos de necessidade especial devido a infraestrutura do local não estar completamente adaptada e não possuir elevador (favor consultar previamente).
Agendamento com interprete de libras pode ser verificado de acordo com a disponibilidade.
Informamos que o Museu não conta com espaço para lanche escolar.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.