Disciplinas

  • Disciplinas Obrigatórias
Nome da Disciplina Ementa Carga Horária
Separação e Purificação de Biomoléculas Destilação; Extração líquido-líquido; Extração em fase sólida; Micro-extração em fase sólida; Membranas; Cromatografia líquida clássica e de alta resolução; Cromatografia gasosa; Métodos de calibração; Instrumentação e aplicações das técnicas de separação

60 h (teórica)

(4 créditos)

Engenharia Bioquímica Conceitos básicos de cinética enzimática; Imobilização de enzimas e células; Cinética de crescimento celular e formação de produtos; Introdução a reatores bioquímicos; Regimes de processos em biorreatores; Agitação e aeração em biorreatores; Balanços de massa de células, substrato e produto em biorreatores; Purificação de produtos biotecnológicos.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Estágio Docente Participação em aulas de graduação; Treinamento de estagiários de iniciação científica com supervisão do orientador e com a presença do professor responsável pela disciplina. 30 h (prática)

(2 créditos)

 

  • Disciplinas Optativas
Nome da Disciplina Ementa Carga Horária
Análise de Biorreatores Cinética de Bioprocessos; Análise de Biorreatores; Utilização do AnaBioPlus, um software para a análise de biorreatores.

30 h (teórica)

(2 créditos)

Bioeletroquímica Aplicada
Conceitos em bioeletroquímica. Biosensores. Métodos analíticos. Detecção de biomoléculas (enzimas, DNA, carboidratos, lipídios, biomembranas). Compostos nanoparticulados, dispositivos multiplex, nariz eletrônico, biochip, dispositivos PoC – ”point-of-care” e LoC -”lab-on-a-chip”. Aplicações ambientais (sensores para compostos e gases de importância, bioremediação). Biocélula a combustível. Fotossíntese artificial. Biosensores, Sars-Cov-2, e doenças negligenciadas.

60 h (45 h teórica e 15 h prática)

(4 créditos)

Bioquímica Quantitativa Água e biomoléculas. Ferramentas in silico de visualização e análise de biomoléculas; Bioquímica estrutural – proteínas, ácidos nucleicos, glicanos e lipídios; Métodos de caracterização de biomoléculas; Simulação e análise de dados em Bioquímica; Termodinâmica aplicada em Bioquímica; Interação de ligantes com alvos drogáveis e biosensores; Catálise enzimática e seleção de inibidores. Rotas metabólicas de interesse biotecnológico.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Bioinformática Estrutural Aplicação das ferramentas de bioinformática para análise de dados obtidos a partir de sequenciamento de genomas e proteomas. Uso das ferramentas de bioinformática aplicadas no desenho racional de fármacos e elucidação das diversas estruturas químicas.

60 h (45 h teórica e 15 h prática)

(4 créditos)

Biotecnologia Ambiental aplicada às plantas Introdução a Biotecnologia Ambiental; Introdução a Botânica (Fisiologia e Morfologia Vegetal); estresse ambiental e alterações morfofisiológicas provocadas pelo meio ambiente em plantas terrestres e aquáticas; Fitorremediação; Bioestimulantes em plantas cultivadas e nativas.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Empreendedorismo e Gestão da Inovação Inovação e ambiente inovador nas organizações; Criatividade e geração de ideias; Fundamentos de empreendedorismo e características dos empreendedores; Estratégias, identificação de oportunidades e planejamento de negócios biotecnológicos; Planejamento de mercado e financeiro. Fontes de investimentos em biotecnologia; Plano de negócios; Gerenciamento de projetos biotecnológicos; Processo de desenvolvimento de bioprodutos; Technology Roadmapping; Etapas genéricas do Desenvolvimento de Bioprodutos.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Métodos Analíticos aplicados em Biotecnologia e Produtos Naturais Reometria; Calorimetria;Espectrofotometria; Difração de Raios-X; Ressonância Magnética de Baixa Resolução; Eletroforese Capilar; Cromatografia Gasosa na Caracterização/Quantificação de Produtos Naturais; Cromatografia Líquida na Caracterização/Quantificação de Produtos Naturais; Espectrometria de Massas; Análises Potenciométrica/Condutivimétrica.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos Biotecnológicos Introdução ao planejamento de experimentos; Tópicos de estatística elementar; Noções sobre experimentos fatoriais; Fatoriais fracionados e delineamento composto central rotacional; Seleção de variáveis; Estudos de casos; Aplicações em processos biotecnológicos; Artigos técnicos relacionados ao conteúdo da disciplina serão disponibilizados para os estudantes de forma a complementar a sua formação.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Biotecnologia Vegetal: Técnicas de cultivo in vitro e conservação de Germoplasma

Fundamentos, técnicas e aplicações da biotecnologia no melhoramento de plantas e na produção vegetal. Conservação do Germoplasma. Técnicas de cultura “in vitro”, micropropagação de plantas, regeneração de plantas a partir de células, Transformação de plantas.

60 h (30 h teórica e 30 h prática)

(4 créditos)

Seminários

Metodologia científica, ética na pesquisa; Uso do sistema de bases de dados da biblioteca UNIFAL; Como escrever um projeto de pesquisa, resumo e trabalho científico; Desenvolvimento e apresentação do plano de dissertação/tese.

30 h (teórica)

(2 créditos)

Tecnologia Enzimática Enzimas: classificação, mecanismos de ação, cofatores e coenzimas; Produção de enzimas e processos enzimáticos de interesse industrial; Biocatálise em meios não convencionais; Características e aplicações dos principais grupos de enzimas: lipases, proteases, amilases, celulases, pectinases, enzimas que degradam lignina, invertase, betagalactosidase, tanases; Escurecimento enzimático de alimentos.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Transformações Bioquímicas em Alimentos Estudo das principais transformações bioquímicas ocorridas em alimentos e aplicações de enzimas de interesse na indústria de alimentos; Estudo de reações pós-colheita de frutas e vegetais, após abate de animais e captura de peixes; Reações enzimáticas de importância na deterioração de produtos vegetais; Reações enzimáticas de importância na deterioração de produtos animais. Aplicação de enzimas em produtos laticínios, panificação, indústria de óleos e gorduras; Utilização de enzimas para obtenção de alimentos funcionais.

60 h (teórica)

(4 créditos)

Tópicos avançados em Biotecnologia Vegetal e Ambiental
Interações moleculares planta patógeno; engenharia genética em plantas (princípios e aplicações); fixação biológica de nitrogênio e microorganismos promotores
de crescimento em plantas; biossegurança alimentar e OGMs; bioestimulantes vegetais naturais e sintéticos; fitorre e biorremediação; Revolução verde, Biotecnologia e
capitalismo global.

45 h (teórica)

(3 créditos)

Tratamento de Resíduos e Efluentes Fontes de águas residuárias, emissões atmosféricas e resíduos sólidos, caracterização da poluição e as alternativas de controle ambiental aplicável; Fundamentos da prevenção e controle da poluição; Concepção de sistemas de controle, graus de tratamento, aplicabilidade e viabilidade de unidades de tratamento de efluentes líquidos e gasosos; Classificação de resíduos sólidos, Normatização de armazenamento, transporte e destinação final; Redução, Reuso, Reciclagem e Tratamento de resíduos sólidos; Legislação aplicável e estratégias de gestão integrada de resíduos.

60 h (teórica)

(4 créditos)