Histórico da UNIFAL-MG

 

           A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) foi fundada em 1914 com a implantação do curso de Farmácia e, no ano seguinte o Curso de Odontologia, sendo designada por Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA).

         Em 2005, a Instituição foi transformada em Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), pela Lei 11.154/2005. Atendendo às políticas nacionais para a expansão do ensino superior, a UNIFAL-MG implantou a partir de 2006 outros cursos de graduação.

        Atualmente, a Universidade Federal de Alfenas conta com 33 cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Os cursos são ministrados em duas unidades educacionais, Sede e Unidade Santa Clara (localizadas em Alfenas) e em dois campi avançados, localizados em Poços de Caldas e Varginha, todos no Estado de Minas Gerais. Sua infraestrutura se encontra adequada para atender às demandas dos cursos atuais e sua evolução, com potencial de expansão para implantação de novos cursos.

       A Universidade Federal de Alfenas está voltada para a formação em diversas áreas do conhecimento e tem-se caracterizado, ao longo de sua trajetória, pela busca de excelência no ensino, pelo atendimento às demandas regionais e pela atenção às necessidades sociais nas suas diferentes áreas de ação. Neste contexto o Mestrado Acadêmico em Biotecnologia visa contribuir com os objetivos e metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta universidade.

 

Apresentação do PPGBiotec

O Mestrado acadêmico em Biotecnologia foi idealizado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região sul de Minas Gerais, propiciando um aumento da competitividade do país, pela geração de produtos e processos de inovação nas suas áreas de atuação básica; ambiental, saúde, agropecuária e industrial, mantendo-se a multidisciplinariedade da Biotecnologia, consolidada pelas competências específicas das diversas áreas do conhecimento.