PPGEQ promove palestra com pesquisadora da UNICAMP

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNIFAL/MG promoverá no dia 16 de dezembro de 2022 às 10:00 a palestra “Cotratamento de biomassa lignocelulósica: inovação na indústria do etanol de segunda geração” com a pesquisadora Luisa Pires Vaz, biotecnologista e Doutoranda na Faculdade de Engenharia Química  da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O evento será aberto ao público e será realizada a emissão de certificados. O mesmo ocorrerá presencialmente na sala B209 do campus Poços de Caldas. Inscreva-se aqui.

Data: 16/12/2022

Sala: B209

Confira abaixo o conteúdo que será abordado:

Luisa Pires Vaz, Biotecnologista

Doutoranda na Faculdade de Engenharia Química/Unicamp

A produção do etanol de segunda geração (E2G) está sendo implementada no Brasil a passos largos. No entanto, a tecnologia atual se baseia no uso de custosos tratamentos químicos e enzimáticos a fim de reduzir a recalcitrância do material lignocelulósico à sua solubilização em sacarídeos fermentescíveis. Por isso, o processo é hoje tido como economicamente inviável ao redor do mundo devido ao custo de operação e da matéria-prima. Recentemente, pesquisas inovadoras lideradas pelo Prof. Dr. Lee Lynd da Dartmouth College/EUA apresentaram o cotratamento (C-CBP) como uma alternativa à configuração de processo atual. O C- CBP consiste em apenas uma etapa, usando rompimento mecânico (moagem) durante o cultivo da bactéria anaeróbia, termofílica e celulolítica, Clostridium thermocellum, ao invés dos tratamentos químicos e enzimáticos tradicionais. Além de ser o microrganismo mais eficiente em solubilizar a biomassa lignocelulósica já descrito na literatura e suportar as altas taxas de cisalhamento da moagem, o C. thermocellum vai além: ele também converte os açúcares solubilizados em etanol.
Esta palestra tem como objetivo trazer ao público detalhes do princípio desta quebra de paradigma pelo C-CBP. Compartilhará também dados relevantes – como a obtenção de cerca de 90% de solubilização de biomassa lignocelulósica em processos fermentativos – e discutirá a viabilidade econômica desta estratégia inovadora de produção de E2G.