Alerta sobre ação fraudulenta

Prezados(as) servidores(as) ativos(as), aposentados(as) e pensionistas da Universidade Federal de Alfenas-MG – (UNIFAL-MG).

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está emitindo este comunicado para alertar sobre um golpe que tem sido relatado por diversos membros da nossa comunidade. Trata-se do “Golpe dos Precatórios/RPV”, uma ação fraudulenta que exige a atenção de todos nós.

O golpe se inicia por meio de contato telefônico, e-mails e mensagens de WhatsApp, nos quais os golpistas afirmam que você tem valores a receber relacionados a Precatórios ou RPV (Requisição de Pequeno Valor). A partir daí, é solicitado um “depósito antecipado” de certa quantia, sob a justificativa de que esse procedimento é necessário para liberar o pagamento. Os indivíduos por trás desses contatos se fazem passar por funcionários da Procuradoria ou do fictício Departamento Nacional de Recursos Humanos.

É fundamental compreender que as Procuradorias não conduzem tais atividades e que o suposto Departamento Nacional de Recursos Humanos não tem existência real.

Para esclarecimento, é importante ressaltar que quaisquer contatos feitos por autoridades da Justiça ou advogados via e-mail, WhatsApp ou meios semelhantes devem ser tratados com cautela, uma vez que esses não são os canais usuais para conduzir processos relacionados ao âmbito judicial.

Além disso, é crucial entender que não é legítimo ou legalmente reconhecido o pedido de depósito antecipado como condição para a liberação de valores associados a Precatórios/RPV. Esse tipo de procedimento não é adotado pelo sistema judiciário.

Lembramos que a existência de valores relativos a precatórios/RPV está ligada à instauração prévia de um processo judicial, que, dependendo da situação, resultará no pagamento desses valores se a demanda judicial for julgada procedente. Essas ações são exclusivas do Poder Judiciário e não podem ser realizadas por terceiros ou outras entidades.

Caso você esteja envolvido(a) em um processo judicial, recomendamos que entre em contato diretamente com o advogado responsável pelo seu caso para obter informações atualizadas.

Em situações de dúvida, sugerimos que busque esclarecimentos junto à Diretoria de Administração de Pessoal da UNIFAL-MG, ou utilize os canais de comunicação oficiais disponibilizados pelo Governo Federal. Importante frisar que não deve compartilhar dados pessoais ou funcionais por telefone ou e-mail sem a devida confirmação da legitimidade do contato.

A Progep está à disposição para auxiliar e fornecer orientações adicionais, sempre visando à segurança e ao bem-estar de nossa comunidade universitária.

Atenciosamente,

Pró-Reitor(a) de Gestão de Pessoas