A Universidade Federal de Alfenas foi fundada no dia 3 de abril de 1914, como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), sendo federalizada em 1960, e constituída sob a forma de Autarquia de Regime Especial em 1972.
No ano de 2001, a Instituição foi credenciada como Centro Universitário Federal (Efoa/Ceufe) e, somente em 2005, a Efoa/Ceufe foi transformada em Universidade Federal de Alfenas, adotando a sigla UNIFAL-MG.
Desde a criação da Instituição, o Protocolo era subordinado à Administração da Instituição.
No ano de 2011, foi adotado o Sistema de Protocolo, para controle da tramitação dos documentos. O Sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG, com o auxílio do servidor João Batista Lacerda, que contribuiu com sua enorme experiência com atividades de protocolo na Universidade, sendo o sistema utilizado até hoje para consulta.
No ano de 2012, foi realizado um concurso para duas vagas de arquivistas, os quais foram empossados em 2013, ficando os mesmos, responsáveis pelas atividades de arquivo.
Em 2014, um dos arquivistas tomou posse em outro cargo não acumulável e o seu substituto foi empossado para exercer as atribuições do cargo na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). Porém, em 2016, o arquivista lotado na PROGEPE pediu exoneração do cargo e, desde então, há somente um arquivista na UNIFAL-MG.
As atividades de arquivo eram de responsabilidade da Pró-Reitoria de Administração de Finanças (PROAF) até 2016, quando foi criado o Arquivo Central como órgão suplementar da Reitoria. Nesse período, foram criados o Manual de Procedimentos do Arquivo Central e o Programa de Gestão de Documentos e Tratamento do Arquivo Permanente da UNIFAL-MG – Portaria nº 2208, de 21 de novembro de 2016.
Todavia, em 2017, devido à extinção do Arquivo Central, as atividades de arquivo retornaram para custódia da PROAF.
No ano de 2017, devido à aposentadoria do servidor João Batista Lacerda, o arquivista Alex Trindade Barbosa passou acumular as funções de protocolo e de arquivo, auxiliando inclusive no ano seguinte, na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que passou a ser utilizado na UNIFAL-MG, a partir de 21 de maio de 2018.
Finalmente, em 2020, a Seção de Protocolo e Arquivo foi institucionalizada com a publicação da Portaria nº 1530, de 05.10.2020, da UNIFAL-MG.
A Seção de Protocolo e Arquivo está em processo de transformação digital por meio da utilização de serviços digitais para o atendimento eficiente, eficaz e mais dinâmico em ambiente digital conforme preconizado na Estratégia Nacional de Governo Digital para período 2024 a 2027.
O Peticionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Protocolo GOV.BR são os serviços digitais utlizados para transformação digital das atividades de protocolo que incliui o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos.
O Peticionamento SEI foi implementado em 03 de julho de 2024 com auxílio do Projeto Piloto de Transformação Digital do DRGCA/UNIFAL-MG, posteriormente, o Peticionamento foi regulamentado pela Portaria nº 1620, de 13 de setembro de 2024, da UNIFAL-MG. O Protocolo GOV.BR foi implantado em cooperação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com lançamento oficial na UNIFAL-MG em 06 de agosto de 2025 com a live Protocolo GOV.BR – Mais um passo rumo à universalização e inclusão digital do atendimento e serviços acadêmicos do DRGCA.
Por Alex Trindade Barbosa e revisado por Eliane Cristina de Carvalho em 26.06.2022 – 16:41 / Alterado 16.12.2025 – 09;49
