História

A Universidade Federal de Alfenas foi fundada no dia 3 de abril de 1914, como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (Efoa), sendo federalizada em 1960, e constituída sob a forma de Autarquia de Regime Especial em 1972.

No ano de 2001, a Instituição foi credenciada como Centro Universitário Federal (Efoa/Ceufe) e, somente em 2005, a Efoa/Ceufe foi transformada em Universidade Federal de Alfenas, adotando a sigla UNIFAL-MG.

Desde a criação da Instituição, o Protocolo era subordinado à Administração da Instituição.

No ano de 2011, foi adotado o Sistema de Protocolo, para controle da tramitação dos documentos. O Sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG, com o auxílio do servidor João Batista Lacerda, que contribuiu com sua enorme experiência com atividades de protocolo na Universidade, sendo o sistema utilizado até hoje para consulta.

No ano de 2012, foi realizado um concurso para duas vagas de arquivistas, os quais foram empossados em 2013, ficando os mesmos, responsáveis pelas atividades de arquivo.

Em 2014, um dos arquivistas tomou posse em outro cargo não acumulável e o seu substituto foi empossado para exercer as atribuições do cargo na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). Porém, em 2016, o arquivista lotado na PROGEPE pediu exoneração do cargo e, desde então, há somente um arquivista na UNIFAL-MG.

As atividades de arquivo eram de responsabilidade da Pró-Reitoria de Administração de Finanças (PROAF) até 2016, quando foi criado o Arquivo Central como órgão suplementar da Reitoria. Nesse período, foram criados o Manual de Procedimentos do Arquivo Central e o Programa de Gestão de Documentos e Tratamento do Arquivo Permanente da UNIFAL-MG – Portaria nº 2208, de 21 de novembro de 2016.

Todavia, em 2017, devido à extinção do Arquivo Central, as atividades de arquivo retornaram para custódia da PROAF.

No ano de 2017, devido à aposentadoria do servidor João Batista Lacerda, o arquivista Alex Trindade Barbosa passou acumular as funções de protocolo e de arquivo, auxiliando inclusive no ano seguinte, na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que passou a ser utilizado na UNIFAL-MG, a partir de 21 de maio de 2018.

Finalmente, em 2020, a Seção de Protocolo e Arquivo foi institucionalizada com a publicação da Portaria nº 1530, de 05.10.2020, da UNIFAL-MG.

Por Alex Trindade Barbosa e revisado por Eliane Cristina de Carvalho em 26.06.2022 – 16:41