Capacitação: Web of Science, Derwent Innovations Index, Journal Citation Reports e EndNote

O Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG), em parceria com a Clarivate Analytics, promoverá um encontro virtual para capacitação de docentes, alunos e demais interessados nas bases de dados Web of Science, Derwent Innovations Index, Journal Citation Reports e também no gerenciador de referências EndNote.

treinamento web of

Dias e horários:

* Web of Science – WOS e Endnote Online – ENW
Data: 13 jul. 2022

* Derwent Innovations Index – DII e Journal Citation Reports – JCR
Data: 14 jul. 2022

Importante:

O acesso às bases de dados e ao gerenciador é feito remotamente por meio do Portal de Periódicos da Capes,  via CAFe. Uma vez logado via CAFe o acesso para as plataformas é feito pela opção “Acervo – Lista de bases” na página do Portal. Basta digitar o nome do recurso no campo de consulta.

Sobre as plataformas:

• Web of Science (WOS): é  uma renomada e confiável plataforma de busca de citações científicas do mundo. A base indexa mais de 22.000 revistas científicas desde 1945 e conferências, de todas as áreas do conhecimento  e de todo o mundo, com atualização diária.
  • JCR: recurso que permite avaliar e comparar periódicos utilizando dados de citações extraídos de mais de 22 mil periódicos acadêmicos. Contemplam mais de 3.300 editores e em torno de 80 países. É a única fonte de dados de citações em periódicos e inclui praticamente todas as áreas da ciência, tecnologia e ciências sociais. O Journal Citation Reports é capaz de mostrar os periódicos: mais citados em uma área que possuem maior impacto em uma determinada área mais relevantes de uma área.
  • Derwent Innovation Index (DII): base de busca e análise de patentes globais, que fornece todas as informações necessárias para fundamentar as decisões mais precisas sobre propriedade intelectual e estratégias de negócios.
  • Endnote Online: software de gerenciamento bibliográfico, gratuito para utilização por usuários da Web of Science. Permite a criação de biblioteca personalizada de referências na nuvem, e através de plugin instalado no MS Word, faça a formatação automática de citações e bibliografias diretamente em seu texto, utilizando mais de 1000 estilos bibliográficos pré-carregados.
  • Endnote Click: economize tempo acessando PDFs de texto completo com o plug-in gratuito em seu navegador. Além disso, crie seu próprio repositório online dos artigos encontrados.