Novo Manual de Normalização e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da UNIFAL-MG

O Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG) disponibiliza o novo Manual de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos no âmbito da UNIFAL-MG. O manual foi elaborado pela equipe de Bibliotecários-Documentalistas da UNIFAL-MG com base nas normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor.

O documento visa auxiliar os discentes no processo de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, assim como auxiliar os orientadores e professores na tarefa de estabelecer o padrão de apresentação de trabalhos.

O novo manual inclui informações e conceitos para melhor compreensão do que são os trabalhos acadêmicos, sua estrutura, as regras gerais de apresentação de trabalhos, apresentação de projeto de pesquisa, as diferentes formas de citação e elaboração de referências.

O manual conta também com novas possibilidades para apresentação dos trabalhos acadêmicos. Além do formato convencional, os cursos, orientadores e programas podem optar pela apresentação em formato de artigos.  Com isso o novo manual traz adaptações das normas da ABNT para atender às novas formas de apresentação que já vêm sendo praticadas na Universidade.

A publicação pode ser acessada na página do SIBI/UNIFAL-MG no menu Serviços > Normalização de Trabalhos Acadêmicos (https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/normalizacao-de-trabalhos-academicos/).

Os discentes podem contar também com templates para a elaboração dos trabalhos acadêmicos. Os templates são arquivos modelo, editáveis e foram elaborados de acordo com o novo manual.

Destaca-se que a normalização bibliográfica contribui para a organização, o acesso, a recuperação e a troca de informações, uma vez que traz uniformidade às publicações científicas e auxilia na compreensão e leitura da pesquisa, além de gerar legitimidade e indicar um padrão de qualidade das pesquisas da Instituição, favorecendo assim o intercâmbio nacional e internacional dessas informações.

 

Dúvidas sobre a normalização de trabalhos acadêmicos entre contato com a biblioteca de seu Campus e solicite o serviço de orientação de normalização.