Afrânio Caiafa de Mesquita - 1985-1989

Texto de Meira Filho com base na entrevista do Prof. Afrânio Caiafa concedida ao “Jornal da EFOA”.

Durante meu curso de farmácia, sempre sonhei em ser professor. Tornei-me professor em 1950. Foi um dos momentos mais eufóricos da minha vida porque estava realizando um sonho. (Afrânio C. de Mesquita)

Formado em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde conquistou vários prêmios da Universidade e do Diretório Central dos Estudantes oferecidos aos melhores alunos. Na formatura, foi o orador de sua turma. Sempre quis ser professor e esse seu sonho se realizou a partir de 1950. Ingressou na EFOA em 1956. Afrânio foi muito querido e admirado por seus alunos, pois além do conhecimento partilhado, sempre demonstrou carinho e amizade por todos.
Juntamente com outros nomes empreendeu grandes batalhas para que a EFOA se desenvolvesse e pudesse levar benefícios à cidade de Alfenas e região.  E para que tivesse condições de ministrar um ensino de qualidade aos jovens. Em 1985 foi nomeado Diretor da EFOA pelo presidente da República, cargo que ocupou até o ano de 1989.  Além de várias realizações, proporcionou a criação da FACEPE (Fundação de Apoio da EFOA); da ACCEL, (Associação Científica, Cultural de Esportes e Lazer) que congrega professores e técnicos. Apoiou a realização do Primeiro Concurso de Poesia; exposição de quadros; lançamento de livros e apresentações artísticas de alunos, servidores e comunidade externa.
Professor Afrânio Caiafa de Mesquita é parte da história de Alfenas e da EFOA, hoje, UNIFAL-MG.

Colaboração:
Sebastião Meira
Servidor Aposentado da UNIFAL-MG

 Afrânio Caiafa de Mesquita - 1985-1989