O Centenário da UNIFAL-MG

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), anteriormente denominada de Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), completa em abril de 2014, 100 anos, marco histórico e motivo de orgulho para toda população Sul Mineira.

Esta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) vem se desenvolvendo e renovando a cada dia na busca por produzir, sistematizar e socializar o saber científico, tecnológico e filosófico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional; construiu uma sólida tradição no ensino, pesquisa e extensão, primando-se pela excelência na capacitação de seus alunos e pelo compromisso na prestação de bons serviços à sociedade.

A UNIFAL-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), foi fundada no dia 3 de abril de 1914, por um grupo de idealistas liderado por João Leão de Faria e formado por: Armando de Almeida Magalhães, Nicolau Coutinho e José da Silveira Barroso, com a implantação do curso de Farmácia e, no ano seguinte, do curso de Odontologia.

A determinação de sua federalização se deu pela Lei nº 3.854, de 18 de dezembro de 1960. A transformação em Autarquia de Regime Especial foi efetivada por meio do Decreto nº 70.686, de 07 de junho de 1972 e favoreceu a implantação do curso de Enfermagem e Obstetrícia, em 1977. Durante muitas décadas, Farmácia, Odontologia e Enfermagem foram os cursos ofertados pela Instituição.

Mas, a antiga Escola foi ganhando destaque, apresentando expressivo crescimento científico e tecnológico e com a criação dos novos cursos de Nutrição e Ciências Biológicas, tornou-se Centro Universitário Federal, especializado em saúde, no ano de 2001. Quatro anos mais tarde, alcançou patamares ainda mais elevados, sendo então, em 2005, transformada em Universidade Federal.

Esta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) tem sua sede em Alfenas e, em constante crescimento, está presente também, nas cidades de Poços de Caldas e Varginha, oferecendo mais de trinta cursos de graduação, vários programas de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, além de outros cursos em seus polos de educação a distância espalhados pelo Brasil.

Seu desenvolvimento e sua expansão mostram o trabalho incansável de seus dirigentes, professores, pesquisadores, técnico-administrativos em educação, estudantes e demais colaboradores que, ao longo desses 100 anos de história, se empenharam para consolidar a missão da UNIFAL-MG de produzir, sistematizar e socializar o saber científico, tecnológico e filosófico, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática.

O centenário coincide com a consolidação da expansão da UNIFAL-MG, sendo que os campi de Varginha e Poços de Caldas completam cinco anos em 2014.

São poucas as universidades brasileiras que já atingiram tal prestígio: “comemorar o primeiro centenário”. Esse momento deve ser de reconhecimento às pessoas que auxiliaram a construir, documentar e divulgar a história de sucesso a UNIFAL-MG.

Comemorar o centenário é agradecer e engrandecer aqueles que tanto se empenharam e tiveram amor incondicional a esta Universidade, além de oportunizar o reconhecimento daqueles que por ela foram amparados.

Dessa maneira, ao completar 100 anos comprometidos com a formação de profissionais altamente qualificados, a UNIFAL-MG acredita responder efetivamente, às demandas educacionais da sociedade e participar dos problemas e desafios impostos pelo desenvolvimento local, regional e nacional.

A UNIFAL-MG vem seguindo a trajetória coragem, trabalho incansável e comprometimento traçada pelos seus idealizadores e o grande desafio é manter a evolução com responsabilidade, dinamismo e ousadia.

Temos hoje, uma a Universidade globalizada e acreditamos que os melhores frutos ainda estão por vir. Isso implica em resgatar todo o nosso amor e respeito por esta Instituição que tanto orgulha nossa gente.