Antônio Silveira - 1968

Texto de Meira Filho

Antônio Silveira nasceu em Alfenas - MG, em 21/10/1914. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG).
Exerceu a medicina nas cidades de Heleodora - MG e Cabo Verde - MG, retornando a Alfenas em 1950.
Entre várias funções ocupadas, destacam-se: Presidente da Câmara Municipal de Cabo Verde - MG, Diretor da EFOA, Provedor da Santa Casa “N. S. do Perpétuo Socorro” de Alfenas - MG, Prefeito de Alfenas – MG.
O médico e professor, Dr. Antônio Silveira, dedicou grande parte de sua vida ao atendimento dos mais necessitados. Desempenhou suas atividades médicas na Santa Casa de Misericórdia N. S. do Perpétuo Socorro, tendo sido seu provedor. Batalhou muito pela melhoria da saúde da população da cidade de Alfenas. Também conseguiu trazer para a comunidade o Centro Regional de Saúde de Alfenas (abrangência de 27 municípios), tendo sido o seu Diretor de 1984 a 1992.
Foi ainda Presidente da Câmara Municipal de Cabo Verde – MG.
Um homem muito querido, respeitado e de enorme prestígio, tanto que se tornou um político muito influente e que conseguiu muitos benefícios para a cidade de Alfenas, em todos os setores. Dado ao seu carisma foi eleito Prefeito de Alfenas para o mandato de 1959 a 1962. Na sua gestão, dentre enormes serviços prestados à cidade, ressaltam-se a construção da Praça de Esportes, Colégio Estadual, Grupo Escolar “Levindo Lambert”, Matadouro Municipal, 18 quilômetros de rede de esgoto, 70.000 mil metros quadrados de calçamento, o prédio da antiga Estação Rodoviária e Mercado Municipal, na praça Dr. Emílio Silveira, local em que atualmente continua funcionando o mercadão e a parte que se destinava à rodoviária é, atualmente, utilizada para eventos culturais.  A Caixa d’água que fica em frente ao Colégio Sagrado Coração de Jesus também foi obra de seu governo, pois o antigo reservatório já não era suficiente para abastecer a população. A cidade se desenvolveu bastante durante o seu governo. Ingressou como professor da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, onde exerceu o magistério durante muitos anos. Foi ainda seu diretor por um breve período, em 1968, por nomeação, pelo presidente da República.
Faleceu em 28 de maio de 2006.
Dr. Antônio Silveira realizou muito em prol da EFOA e da cidade e seu nome nunca será esquecido, pois está escrito na história de Alfenas.

Colaboração:
Sebastião Meira
Servidor Aposentado da UNIFAL-MG

 Antônio Silveira - 1968