Nilo Bernardes da Silva - 1965-1968

Texto de Meira Filho conforme entrevista concedida pelo Professor Nilo Bernardes da Silva, ao Projeto Memória da EFOA (projeto esse que não teve prosseguimento por desinteresse), criado à época em que dirigia a EFOA, o saudoso professor e ex-diretor José Renan Vieira da Costa.

“Professor Nilo Bernardes da Silva graduou-se em Farmácia, pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA, no ano de 1938. Foi admitido, como professor da referida instituição, no segundo semestre de 1939, de acordo com a indicação de Antenor Pereira Reis, inspetor federal de ensino. A EFOA, nessa época, funcionava no antigo prédio situado na Praça Dr. Emílio da Silveira e era o seu diretor o Dr. Roque N. Tamburini. A EFOA era representada por um conjunto de abnegados professores, que construíram com seu idealismo a imorredoura obra que é a EFOA, com pouquíssimos recursos financeiros. Professor Nilo foi aprovado em concurso público de títulos e provas em julho de 1955, para Professor Catedrático da disciplina Microbiologia da EFOA, concurso esse homologado pela Diretoria do Ensino Superior do MEC – DESu, em outubro de 1955. Foi designado Diretor da EFOA em setembro de 1965, cargo que ocupou até agosto de 1968. Durante sua gestão foi o responsável pelo início construção do novo “campus†situado na Rua Gabriel Monteiro da Silva e da transferência para o citado “campus†do curso de Farmácia, começando assim a expansão da EFOA. Também no decorrer de sua gestão deu-se início à implantação do regime de tempo integral e dedicação exclusiva para os professores; deram-se os estudos preliminares para a implantação do curso de Farmácia-Bioquímica; implantação de um Setor de Contabilidade para atender às exigências legais; foram tomadas as providências para viabilizar a execução orçamentária junto à Delegacia de Finanças; foram feitos trabalhos junto à Delegacia de Ensino Superior do MEC - DESu, no Rio de Janeiro e, posteriormente, em Brasília-DF, para a liberação de verbas orçamentárias da EFOA. Professor Nilo Bernardes da Silva desempenhou a função de Chefe do Departamento por várias vezes e participou da egrégia Congregação e de outros conselhos. Exerceu o magistério, na EFOA, durante 39 anos e seis meses.â€
Professor e ex-diretor Nilo Bernardes da Silva será sempre lembrado por sua grande contribuição dada ao ensino e à pesquisa na EFOA. Faz parte da história da EFOA e de Alfenas!

Colaboração:
Sebastião Meira
Servidor Aposentado da UNIFAL-MG

Nilo Bernardes da Silva - 1965-1968