Nicolau Coutinho - 1933-1934

Conforme pesquisa realizada por Meira Filho, com a colaboração de Alda Prado Coutinho Martins, neta de Nicolau Coutinho e texto publicado em “Reflexão & Históriaâ€.
Não podemos olvidar o passado. Precisamos, com a máxima autenticidade, passar para as futuras gerações um pouco de quem teve participação relevante na nossa história.

Nicolau Coutinho nasceu em Leopoldina – MG, no dia 14 de dezembro de 1879. Filho de Fernando Nato Souza Coutinho e Maria Leopoldina de Souza Coutinho. Casado com Eugênia do Prado Coutinho com quem teve os seguintes filhos: Plínio do Prado Coutinho, que, durante muitos anos, exerceu a medicina, tendo prestado enormes benefícios ao povo de Alfenas, professor de Botânica da EFOA e prefeito de Serrania - MG; Maria Salomé; Delfina; Dulce; Eunice; Célio; Olavo, Alda e Nicolau Filho. Em 1900, com apenas 21 anos de idade, graduou-se em Farmácia pela Escola de Farmácia de Ouro Preto. Foi proprietário de uma farmácia em Alfenas. Desfrutou de merecido conceito como benfeitor da cidade, sempre ajudando a todos com urbanidade. Destacou-se como companheiro de João Leão de Faria, na fundação da EFOA, da qual foi seu professor de Física Médica, Higiene e de Farmácia Galênica. Foi membro do Partido Progressista local; Agente Executivo do Município de Alfenas de janeiro a outubro de 1919; membro da Comissão de Construção do Grupo Escolar Coronel José Bento; Diretor do referido estabelecimento; Inspetor Escolar; um dos fundadores do Clube XV de Novembro; Juiz de Direito e Promotor de Justiça; fundador da Sociedade São Vicente de Paulo de Alfenas; em 1919, elegeu-se Prefeito de Alfenas e, nesse mesmo a ano, foi eleito Juiz de Paz, cargo que desempenhou por muitos anos. Nicolau Coutinho, leopoldinense de nascimento, mas alfenense de coração, faleceu em 23 de agosto de 1934. Por sua grande participação no desenvolvimento da EFOA e da cidade Alfenas, é um nome que permanecerá para sempre gravado na nossa História!

Colaboração:
Sebastião Meira
Servidor Aposentado da UNIFAL-MG

Nicolau Coutinho - 1933-1934