Roque N. Tamburini - 1937-1946

Redigido por Meira Filho, de acordo com informações contidas na entrevista de Roque N. Tamburini, concedida ao Projeto Memória da EFOA, em julho de 1995.

Roque N. Tamburini, aluno, professor e diretor da EFOA. Farmacêutico, médico e parapsicólogo. Foi ainda, aluno, professor e reitor do Colégio de Alfenas, estabelecimento que adquiriu de Dr. João Leão de Faria, fundador da EFOA.
Mudou-se para a cidade de Alfenas, em 1916, para prosseguir os seus estudos, tendo frequentado o Colégio S. José, na época, pertencente a João Leão de Faria. Fez exames para o curso de Farmácia da EFOA em 1917 e concluiu o citado curso em 1919. Foi convidado por Leão de Faria para ministrar a disciplina de Química Orgânica e depois a disciplina de Química Biológica. Mais tarde, substituto da disciplina de Histologia Dentária. Formou-se no ano de 1933, em Medicina, na Faculdade Fluminense de Medicina. Durante muitos anos exerceu o magistério, a medicina e esteve à frente do conceituado Laboratório de Análises Clínicas “Roque N. Tamburiniâ€, na Av. Afonso Pena, o qual continua prestando seus serviços à comunidade. Conta, Dr. Roque, que naqueles tempos, a EFOA para manter-se, além das mensalidades dos alunos que não eram suficientes, recebia contribuições de seus professores. Muitos ministravam aulas o ano todo sem receber nada e ainda contribuíam. A transferência da EFOA da Rua Artur Bernardes para a Praça da Bandeira, atual Praça Emílio Silveira, ocorreu na gestão de Dr. Roque. Disse também que foi recebido, juntamente com Leão de Faria, pelo presidente Juscelino K. de Oliveira que os orientou e proporcionou meios para que se conseguisse a federalização da EFOA. Os principais documentos foram redigidos por Dr. Roque e, mais tarde, encaminhados aos órgãos competentes. Dr. Roque N. Tamburini – educador que por um longo tempo trabalhou com o ensino dos jovens de Alfenas e região. Terá o seu nome gravado para sempre na história do Colégio de Alfenas, Escola Técnica de Comércio “Leão de Fariaâ€, da EFOA e de Alfenas!

Colaboração:
Sebastião Meira
Servidor Aposentado da UNIFAL-MG

Roque N. Tamburini - 1937-1946