Iniciação Científica

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): “A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente. Atualmente, existem os programas institucionais de iniciação científica, cuja concessão são feitas às instituições que se candidatam  por meio de  Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente.”

Saiba mais no site do CNPq

Durante sua Iniciação Científica, o discente tem a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa sob a orientação de um docente da universidade, sendo que tal atividade pode ser realizada com ou sem bolsa.  Na UNIFAL-MG, as principais agências financiadoras de projetos de iniciação científica são o CNPq (em nível federal, através de seus Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, o PIBIC e o PIBITI), a CAPES por meio do Programa Jovens Talentos para a Ciência e a FAPEMIG.

As seleções são realizadas através de Editais próprios divulgados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG. Visite o site!