Formas de ingresso

Sistema de seleção

O ingresso nos cursos de graduação da UNIFAL-MG é feito por processo seletivo para o candidato que, tendo concluído o ensino médio, tenha sido aprovado e tenha obtido classificação dentro do número de vagas iniciais e dos turnos oferecidos para o curso pretendido.
Desde 2010, o ingresso nos cursos presenciais é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU tanto no 1º como no 2º semestre, dependendo da oferta de determinado curso e do período em que ele é ministrado. No caso do curso de Nutrição, ele tem entrada anual sempre no primeiro semestre. O total de vagas por turma é de 45 alunos.

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), alterada pela Lei nº 13.409/2016. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deve, no momento da inscrição, optar por uma dessas modalidades, de acordo com seu perfil.

Dessa forma, durante a chamada regular do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que obtiveram as melhores notas no Enem de 2016.

Preenchimento de vagas ociosas

Vagas ociosas são aquelas que não são preenchidas por processo seletivo ou aquelas oriundas da desistência e/ou de desligamentos de discentes.
A ocupação das vagas ociosas será efetivada em uma das seguintes formas, na seguinte ordem de prioridade:
I – remanejamento interno entre turnos e entre graus de bacharelado e licenciatura;
II – reingresso;
III – remanejamento interno entre cursos;
IV – transferência externa;
V – obtenção de novo título;
VI – rematrícula;

 

Fonte: Graduação Unifal. Sisu – MEC.